Dezenas de pessoas passaram pela Câmara de Vereadores de Brochier na tarde deste sábado, 6, para prestar homenagem ao ex-prefeito da cidade Romeo Emílio Bauer, falecido ontem, 5, vítima de um acidente de trânsito. A chegada do corpo atrasou cerca de 1h e, com o Plenário da Câmara restrito a familiares, o restante do público aguardou em fila do lado de fora. Quando a despedida foi libera, quem aguardava pode passar rapidamente próximo da urna fechada e assim despedir-se de Bauer.

Dezenas de pessoas aguardavam em fila para se despedir do ex-prefeito

Por volta das 17h haverá cortejo puxado pela Brigada Militar até o cemitério evangélico de Linha Pinheiro Machado, interior do Município, onde ocorrerá o sepultamento. Em homenagem e respeito à memória deste importante cidadão, o Prefeito de Brochier declarou luto oficial de três dias, conforme Decreto Municipal nº 1.705, de 06 de junho de 2020.

Uma pessoa simples, muito ligada à família, um ser humano do bem e que deixava sua animação por onde passasse. Assim foi retratado Romeo Emílio Bauer por alguns dos que compareceram ao ato fúnebre. Sua cunhada, Irene Bauer, conversou com a reportagem e destacou que toda a família está muito abalada, sobretudo por tratar-se de uma segunda tragédia familiar já que o irmão de Romeo também faleceu muito jovem, há cerca de 10 anos.

Eles ainda tentam entender o que se passou e assimilar a dor da tragédia. “Ele usava pouco a moto, não tinha o costume, ainda mais em um dia de chuva”, relata Irene. Utilizava mais, segundo ela seguir até a zona rural do próprio município, para ajudar na lida no campo. “Ele era de Linha Pinheiro Machado, mas agora morava aqui (Centro da cidade) então ia lá ajudar. O sogro não conseguia mais cuidar da terra e ele ia ajudar”, diz a cunhada. Romeo deixa esposa e duas filhas, de 22 e 17 anos.

Amor por Brochier e um legado de projetos

O vice-prefeito de Brochier no mandato de Romeo, Fábio Wentz, conta que foi a política a aproximar os dois. Antes eram apenas conhecidos, não amigos próximos. Mas, os quatro anos de trabalho lado a lado todos os dias fizeram nascer uma forte amizade. “Era uma pessoa do bem. Só sei de coisas boas. Aprendi muito com ele, e ele aprendeu comigo”, diz Fábio, com os olhos marejados. “Foi um período difícil de governar a cidade, com crise econômica mundial. Mas ele amava Brochier ao máximo. Ia se aposentar como funcionário de carreira da prefeitura e amava a comunidade. Deixava um rastro de alegria e alto-astral por onde passava”, completa Fábio Wentz.

Juntos, Romeo e Fábio optaram por não concorrer à reeleição. “A gente não queria seguir carreira de política. Somos pessoas normais, que vivem numa comunidade que alguém precisa governar”, explicou Fábio demonstrando o desejo e o pensamento dele e Romeo Emílio Bauer ao final do mandato. Foi Clauro Josir de Carvalho quem assumiu a prefeitura no ano seguinte. E o atual líder do executivo brochiense diz que seu antecessor deixou um legado de projetos para ele dar continuidade. “Foi uma pessoa muito humana e honesta”, resume Clauro. Além da convivência na comunidade, eles já tinham trabalhado juntos no secretariado de uma gestão anterior do município. “É uma continuidade. Ele me deixou um legado. Obras que ele buscou, a gente agora está executando. Nos próximos anos outro prefeito irá executar coisas que são vindas do legado que a gente vai deixar”, relata Clauro Josir de Carvalho.

Trilha do Carvão é um dos legados deixado por Romeo

O Jeep Motoclube Doguinhos publicou homenagem nas redes sociais na qual lembrou a importância de Romeu Emílio Bauer no início do que hoje é um dos orgulhos de Brochier, a Trilha do Carvão. No comunicado lamentando a morte do ex-prefeito, é relatado que, em 2014, o grupo tinha um sonho, e para que ele se realizasse dependiam de muitas pessoas. “Precisávamos principalmente do apoio governamental, no nosso caso, da Prefeitura Municipal de Brochier. Na época, o Prefeito em exercício era Romeo Emílio Bauer. Prontamente e sem medir esforços, ele e toda a sua equipe se empenharam e contribuíram de maneira significativa para que a 1ª Trilha do Carvão acontecesse. Durante todo o seu mandato sempre recebemos o seu apoio, que foi fundamental para que déssemos continuidade em nossa história”, diz o comunicado divulgado pelo Doguinhos, que é finalizado lembrando o luto que a comunidade vive neste momento.

Acidente em Costa da Serra

Enterro ocorre em Linha Pinheiro Machado. Foto: Reprodução Facebook

Romeo Emílio Bauer faleceu devido a um acidente ocorrido ontem, 5.  Foi uma colisão frontal ocorrida no quilômetro 7 da ERS-411, em Costa da Serra, interior de Montenegro. Era por volta das 16h30min quando o motociclista estava subindo na direção Montenegro/Brochier e invadiu a pista contrária, batendo de frente com um caminhão com placas de Sananduva.

Deixe seu comentário