O novo Rei e Rainha serão escolhidos no final desta tarde, quando sairá o resultado final da competição

Festa dos Reis e Rainhas do Tiro e Bolão busca resgatar e valorizar antigas tradições germânicas

A Sociedade Cultural Pareci Novo sediou a 2ª edição da Festa dos Reis e Rainhas do Tiro e Bolão do Vale do Caí. A disputa, que já é tradição no município, integra a programação da 3ª Festa da Cultura Alemã, como explica o secretário de Cultura de Pareci Novo, Antônio Gelci de Mello. “Esse evento sempre acontece entre o mês de julho e o início de agosto e inclui várias atrações, como a Festa dos Reis e Rainhas do Tiro e Bolão, que busca valorizar a imigração germânica, que teve um papel fundamental para a cidade e região”.

Foi preciso boa mira, concentração e técnica para vencer a competição. De acordo com as normas, o rei e rainha foram aqueles que mais acertaram o centro do alvo. Também teve premiação para aqueles que fizeram mais pontos no total das participações, sendo 20 a pontuação máxima no alvo a uma distância de 60 metros para os homens e 55 para as mulheres.

Entre os competidores, estava a Rainha das Rainhas do Tiro ao Alvo, Laoracy Maria Schneider. Com 83 anos de idade, ela conta com orgulho os motivos que a levam a participar da competição há mais de 60 anos. “Esse é um esporte muito antigo que nos aproxima das nossas raízes”, disse a veterana. “Eu jogava bolão também, era muito divertido.”

A banda Quebra Galho animou os competidores com músicas típicas alemãs. “Passei a conhecer mais sobre esses jogos depois que comecei a frequentar a sociedade cultural. Agora, todo ano eu participo”, disse Marcio Lendro Marcadella, Rei dos Reis do Bolão do Vale do Caí.

Apresentações no Charla Galponeira
O 2º Encontro da Integração das Culturas, com danças gaúchas e alemãs, foi realizado na noite de sábado, 20, no CTG Charla Galponeira, integrando a 3ª Festa da Cultura Alemã. Participaram as invernadas do CTG e o grupo de danças alemãs Blumentanzgruppe. Também ocorreu jantar.

O secretário da Cultura, Gelci de Mello, destaca as atividades promovidas pelo Município com participação dos cidadãos. “Está circulando em todas as localidades algum evento onde a comunidade tem a oportunidade de participar das variadas programações”.

No dia 4 de agosto todas as localidades se encontram na praça e recebem os turistas. 

Reis e Rainhas do Tiro e do Bolão 2019:
Bolão Feminino
Benemérita
Helmi Schroder
Sociedade Matiel
2° Princesa
Denise Berwanger
Sociedade Pareci
1° Princesa
Gabriela Marcadella
Sociedade Pareci
Rainha
Eliane Schoreder
Sociedade Matiel
Bolão Masculino
Benemérito
João Antônio Muller
Sociedade Pareci
2°Príncipe
Marcio Marcadella
Sociedade Pareci
1° Príncipe
Valmir Zimmermann
Sociedade Canto Lyra de Estância Velha
Rei
Gustavo Braun
Sociedade Canto Lyra de Estância Velha
Tiro Feminino
Benemérita
Loraci Schneiders
Sociedade Matiel
Mais Pontos
Gabriela Marcadella
Sociedade Pareci
2° Dama
Patrícia Dietrich
Sociedade Pareci
1° Dama
Izolete Kranz
Sociedade Pareci
Rainha
Valmi Zimmer
Sociedade Pareci
Tiro Masculino
Benemérito
José Nelson Fell
Sociedade Pareci
Mais Pontos
Loivo Weber
Sociedade Matiel
2° Cavalheiro
Márcio Marcadella
Sociedade Pareci
1° Cavalheiro
Anderson Mossmann
Sociedade Pareci
Rei
Pedro Paulo Fritzen
Sociedade Matiel

Deixe seu comentário