Harmonia, Boleto, Fraude, alerta, comerciantes, cobrança, email
Prefeitura alerta que boleto encaminhado em anexo é falso. Foto: Divulgação prefeitura de Harmonia

Nos últimos dias, comerciantes de Harmonia entraram em contato com a Secretaria Municipal da Fazenda para verificar um e-mail recebido. O conteúdo diz que não é possível emitir a Certidão Negativa de Débitos (CND) do estabelecimento devido a um DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) em aberto. Em anexo no e-mail consta também o boleto emitido pelo Ministério da Fazenda e com a Prefeitura Municipal de Harmonia como favorecido, com o suposto valor a ser pago.

O secretário da pasta, Antônio Kunzler, pontua que isso é um golpe. “O DARF é um imposto cobrado pela União, e não pelo município. “Não somos nós que estamos enviando esta cobrança”.

Antônio alerta para que se verifique do que se trata e para que não paguem o boleto fraudado. “É preciso tomar cuidado para não cair nesse golpe e ter seu dinheiro roubado”, ressalta. Em um dos casos, inclusive, foi registrada ocorrência na Polícia Civil de São sebastião do Caí.

Emails com cobrança não solicitada pode ser fraudulentos
De acordo com a Serasa Experian, golpistas usam o nome de instituições para fazer phishing (termo que vem do inglês fishing – que quer dizer pescar). Nesse tipo de fraude, eles visam obter dados de usuários.

Para reconhecer um e-mail fraudulento, preste atenção no domínio da mensagem – endereço que leva até o site. Nos e-mails, ele vem escrito depois do sinal de @ no endereço do emissor. Outra dica é entrar em contato com a empresa ou instituição citada no email, para certificar-se de que a cobrança procede.

Esse contato pode ser feito pelo telefone ou pessoalmente, na sede da empresa.

Cuidados para não cair em fraudes eletrônicas por e-mail:
– Verifique se você contratou algum serviço que prevê o envio de e-mail com estas notificações
– Não clicar em nenhum link ou botão, nem tampouco permita o download de qualquer arquivo deste tipo de e-amail
– Confira se o endereço remetente do e-mail pertence mesmo à empresa

Deixe seu comentário