Grêmio e Inter estreiam no Brasileirão neste domingo, contra adversários do Nordeste. Foto: Lucas Uebel / divulgação Grêmio

Vai rolar a bola para mais uma edição do Campeonato Brasileiro. Neste sábado, inicia a corrida pelo título do certame nacional mais equilibrado do planeta. Campeão nos dois últimos anos, o Flamengo manteve a base e é o grande favorito mais uma vez. Apesar disso, outros clubes se reforçaram bem e prometem fazer um Brasileirão de alto nível. Grêmio e Inter, por exemplo, repatriaram ídolos que estavam atuando na Europa, como Douglas Costa e Taison, respectivamente.

Outros craques voltaram ao futebol brasileiro e muitos jogadores qualificados chegaram para elevar o nível da disputa. Além de Douglas Costa, o Grêmio contratou Rafinha para reforçar o lado direito. O São Paulo repatriou o zagueiro Miranda e trouxe o atacante italiano Eder. O Atlético-MG, que já havia feito grandes investimentos em 2020, contratou Nacho Fernandez e Hulk nesta temporada. O Palmeiras manteve a base que venceu as copas na última temporada e terá o retorno de Dudu nas próximas semanas.

O Brasileirão 2021 também reserva outras novidades, como a estreia do Cuiabá no torneio e o retorno do Juventude à elite após 14 anos. Em sua volta à primeira divisão nacional, o objetivo inicial é a permanência. Sem dinheiro para realizar grandes investimentos, o Juventude aposta no quarteto ofensivo formado por Capixaba, Chico, Marcos Vinicios e Matheus Peixoto para surpreender na Série A. O meia Guilherme Castilho também é destaque.

Atrações do campeonato deste ano, Cuiabá e Juventude fazem o primeiro jogo do Brasileirão. Neste sábado, as duas equipes se enfrentam na Arena Pantanal, casa do Cuiabá, às 19h. A dupla Gre-Nal estreia no domingo. O Grêmio joga contra o Ceará, fora de casa, às 16h, e o Inter recebe o Sport, no Beira-Rio, às 20h30min. Confira abaixo todas as partidas da 1ª rodada:

SÁBADO
19h – Cuiabá x Juventude
20h – Bahia x Santos
21h – São Paulo x Fluminense

DOMINGO
11h – Atlético-MG x Fortaleza
16h – Ceará x Grêmio
16h – Flamengo x Palmeiras
18h15min – Corinthians x Atlético-GO
18h15min – Chapecoense x RB Bragantino
18h15min – Athletico-PR x América-MG
20h30min – Inter x Sport

Bandeirinha montenegrino também estreia no domingo

Michael Stanislau está escalado para o jogo entre Flamengo e Palmeiras. O bandeirinha projeta um grande campeonato. Foto: Everton Silveira

Consolidado no quadro da CBF e escalado com frequência nos jogos da Série A do último Brasileirão, o árbitro assistente montenegrino Michael Stanislau está na escala da primeira rodada. O bandeirinha da cidade vai trabalhar no grande jogo da rodada, entre Flamengo e Palmeiras, domingo à tarde, no Maracanã. Ele vai auxiliar o árbitro gaúcho Anderson Daronco no duelo que envolve o atual bicampeão brasileiro e o atual campeão da Libertadores e da Copa do Brasil.

Stanislau afirma que os jogos sem público (em virtude da pandemia) são diferentes, mas tanto os jogadores quanto os árbitros já estão acostumados. “Um campeonato sem público é diferente, muda, perde a emoção e um pouco da intensidade do jogo. O restante é normal, essa questão já acostumou”, salienta.

O árbitro assistente da cidade ainda destaca que a ferramenta do VAR (árbitro de vídeo), utilizada nas últimas edições do Brasileirão e confirmada para este ano, está sempre em evolução. “A CBF está aprimorando os árbitros no VAR, com mais treinamento e capacitação. A tendência é cada vez mais ter os mesmos árbitros trabalhando no VAR rodada a rodada. E (a ferramenta) veio para ficar, é um caminho sem voltar. O VAR está aí para legitimar o resultado, como vem ocorrendo”, ressalta.

“Sempre haverá polêmica, interpretação, visão diferente. O VAR não é o salvador da pátria, mas reduz drasticamente o número de erros. Um exemplo é que não há mais gols mal anulados por impedimento ou gols em impedimento validados. Nenhum erro claro passa despercebido pelo VAR. A tendência para este ano é muito boa. Campeonato competitivo, expectativa de muitas viagens e trabalhar cada vez mais”, completa Michael Stanislau.

Deixe seu comentário