Equipe do posto de Estratégia de Saúde da Família (ESF) V localizado no Parque Centenário

Posto de saúde atende pacientes de cinco bairros de Montenegro

Reaberto em 20 de agosto de 2019, o posto de Estratégia de Saúde da Família (ESF) V do Parque Centenário completa um ano de sua retomada nesta quinta-feira. Neste período, além de consultas e procedimentos, o espaço se tornou referência para a população de cinco bairros de Montenegro, até como um local para sanar dúvidas. Em média, a UBS Centenário realiza 50 atendimentos por dia.

A unidade recebeu o nome do ginecologista e obstetra Pedro José Passos Puzyna, médico que trabalhou por 42 anos no município e ajudou no nascimento de aproximadamente 10 mil crianças. Com sua estrutura ampliada – passando de 53 para 208 metros quadrados –, a UBS conta com três consultórios, salas de vacinas, de procedimentos, de curativos e de esterilização.

O número médio de 50 atendimentos diários aumenta consideravelmente nas segundas-feiras. De acordo com a enfermeira Laila da Silveira, a demanda é muito maior no início da semana. “Na segunda-feira passada, dia 10 de agosto, por exemplo, realizamos 71 atendimentos, entre consultas, procedimentos e visita domiciliar. E essa é a média das segundas-feiras, dificilmente baixa disso”, pontua.

O posto da ESF5 do Parque Centenário atende cinco bairros da cidade: Faxinal, São João, Imigração, Porto dos Pereira e Centenário. A equipe do posto conta com três agentes comunitárias de saúde que atuam em uma microárea dos bairros São João, Faxinal e Centenário. A unidade reforça que a orientação neste momento é para as pessoas do grupo de risco só irem ao posto de saúde em casos “extremos”, de urgência, devido à pandemia do novo coronavírus.

Por conta disso, os grupos de atividades físicas e de artesanato estão suspensos. Os atendimentos odontológicos estão sendo realizados em caráter de urgência, também decorrente da pandemia. Os pacientes são avaliados pela demanda espontânea, sem agendamento no momento. Na UBS Centenário, há atendimentos de enfermagem, médicos clínicos, obstetra, ginecologista, pediatra, equipe de odontologia, visita domiciliar e realização de exames (testes rápidos de DST, eletrocardiograma e preventivo de colo de útero).

Enfermeira Laila da Silveira ressalta a importância do espaço para a população dos cinco bairros atendidos


Acompanhamento constante dos pacientes

Especialista em medicina da família, Mário José do Canto Filho observa que a unidade tem grande procura desde a reinauguração. “No início da pandemia o movimento teve uma queda, mas desde junho, julho, a demanda normalizou. O inverno influencia, mas as pessoas também não aguentam mais ficar em casa, precisam renovar receitas. No começo, cheguei a atender mais de 40 pacientes no mesmo dia”, frisa.

O médico salienta que nenhum paciente é liberado antes de passar pelo acolhimento. “Acredito que precisamos fazer uma ‘reforma’ na saúde da população, acompanhar melhor os pacientes que não estavam sendo bem acompanhados. Temos que pegar um a um, até que tenhamos um efeito comunitário mais visível para o todo”, complementa.

A unidade localizada no Parque Centenário funciona nas segundas, terças, quartas e sextas-feiras, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Nas quintas-feiras, o funcionamento é das 8h às 12h e das 14h às 17h. “Temos um retorno bem positivo da comunidade. As pessoas nos relatam que é muito bom ter o posto de saúde perto de casa”, enaltece Laila. Para agendamentos e mais informações, basta entrar em contato através do telefone 3632-3704.

Deixe seu comentário