Cobalt 2017 melhora com mudanças mecânicas

Em maio do ano passado, o Ibiá Motores rodou com o Cobalt 2016, que recém havia passado por uma profunda reestilização. Conforto, espaço e design foram as características mais marcantes, mas também foi possível perceber que o motor 1.8 estava algo ultrapassado, de modo que a performance estava longe de empolgar. Cumpria o básico, principalmente em área urbana. Além disso, o consumo de combustível, com médias entre 10 e 11 km/litro, tornava o modelo incompatível com o bolso de quem se preocupa com os gastos no posto de combustível.

A versão 2017 do sedan da Chevrolet, testada neste mês de fevereiro pelo Ibiá Motores ao longo de 650 quilômetros, mostra que os ajustes promovidos pelo fabricante melhoraram o produto. Ainda não se pode dizer que o Cobalt é um carro que pede aceleração, mas ele ficou sensivelmente mais esperto, sobretudo nas arrancadas e nas retomadas — algo essencial para quem costuma fazer ultrapassagens nas rodovias de pista simples do Vale do Caí, por exemplo.

A Chevrolet relata ter promovido uma série de evoluções mecânicas e tecnológicas que visam melhores índices de eficiência energética, conforto e emissões. “Uma das novidades é o motor 1.8 de nova geração, que entrega mais potência e força numa rotação muito mais baixa. Isto significa que acelerações e retomadas estão mais vigorosas”, informa a GM.

Um ponto forte do carro continua sendo a suspensão, cuja eficiência se destaca entre os concorrentes. Recalibrado, portanto melhorado, o sistema transmite bom nível de conforto ao motorista e aos passageiros mesmo em vias de calçamento precário, como a rua dos Plátanos, onde fica a sede do Jornal Ibiá. Essa maciez, entretanto, não interfere na estabilidade dentro dos limites de velocidade. Em curvas, a suspensão “copia” bem o traçado, o que transmite segurança ao condutor.

A dirigibilidade da versão 2017 também ficou melhor pela direção, que agora conta com assistência elétrica. A posição de dirigir também é bastante adequada, apesar de não haver regulagem de profundidade do volante, somente de altura. O câmbio também progrediu, porque as marchas estão mais suaves e esticam menos antes de trocar, o que favorece a economia de combustível e reduz a emissão de ruídos. Espaço interno e tamanho do porta-malas, 563 litros, são outros dois pontos bem positivos do sedan.

A Chevrolet fez algumas mudanças no motor, que mudou de nome. De EconoFlex para SPE/4, que desenvolve até 111 cavalos de potência (com gasolina no tanque são 106 cv) e 17,7 mkgf de força com etanol. O pico de torque agora é atingido a 2.600 rpm, ante 3.200 rpm do modelo anterior, um avanço importante. Com um litro gasolina, ele percorre até 15,1 quilômetros na estrada e 12,1 quilômetros na cidade, conforme padrão do Inmetro. Com etanol, são 10,4 quilômetros e 8,3 quilômetros, respectivamente.

Com relação à conectividade, o sedan também ficou melhor ao adotar a central multimídia MyLink2, que não oferece facilidade se você quiser sintonizar uma estação de rádio não memorizada. Além disso, o som continua sem a opção de tocar CD, o que pode frustrar os saudosistas. Não esqueça, Chevrolet, que o público do Cobalt é ainda conservador, ao menos em parte. “A versão topo de linha, Elite, foi pensada para o consumidor que busca um carro espaçoso para a família, mas com a mesma sofisticação encontrada em modelos de categorias superiores”, afirma o fabricante.
A unidade testada, Elite com câmbio automático, top de linha, custa a partir de R$ 70 mil.

Emagrecimento
O time de engenheiros da GM se dedicou para reduzir o peso e elevar a rigidez estrutural do Cobalt. Mais de 100 componentes foram aperfeiçoados, aumentando a aplicação de aço de alta resistência em painéis e reforços. O carro ficou até 36 quilos mais leve para diminuir o consumo do motor. A velocidade máxima atinge 170 km/h. A aceleração vai de 0 a 100 km/h em 10,5s, diz a GM.

Lista de equipamentos
Alarme antifurto, airbag duplo, alerta de pressão dos pneus, cintos dianteiros com pré-tensionadores e ajuste de altura, cintos traseiros laterais três pontos, freios com ABS e distribuição de frenagem, espelhos retrovisores externos na cor do veículo, grade frontal com detalhes cromados, abertura do porta-malas por controle remoto na chave e botão no interior do veículo, ar-condicionado, chave canivete, direção elétrica e com regulagem em altura, retrovisores externos elétricos, trava elétrica das portas com acionamento na chave, trava elétrica da tampa de combustível, faróis de neblina, maçanetas internas cromadas, painel de portas e volante com revestimento Premium, controlador de velocidade de cruzeiro, computador de bordo (com hodômetro total e parcial, tempo de viagem, consumo médio, velocidade média e autonomia), sensor de estacionamento traseiro, multimídia My Link com tela de 7” e integração com smartphones, rádio AM/FM, entradas USB e aux-in, função audiostreaming, conexão bluetooth para celular e configurações do veículo, navegação por setas com comando de voz, controles de rádio e do celular no volante, transmissão automática de seis velocidades com opção de troca manual de marchas, banco traseiro bipartido e rebatível, acendimento automático dos faróis, friso cromado na lateral das portas, rodas de alumínio aro 15”, câmera de ré, sensor de chuva com ajuste automático de intensidade e bancos com revestimento premium.

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