Participe. A votação é totalmente online. Prefeituras disponibilizam computadores e apoiadores com celulares

A Consulta Popular 2017 – que ocorre entre hoje e quinta-feira – aplicará R$ 1.731.428,57 entre três programas, sejam de alcance regional ou abrangência local. É importante que as comunidades se mobilizem para que demandas do seu interesse sejam garantidas. Para votar, é necessário ter o título de eleitor em mãos. Esse ano, a escolha será feita totalmente online.

É possível deixar seu voto pelo site da Consulta Popular: https://vota.rs.gov.br, via mensagem de celular tipo SMS para o número 29000 com a palavra RSVOTO#(número do título de eleitor)#(número do programa que você quer votar, de um a 10), ou, ainda, por meio de aplicativo para celular, mas somente os facilitadores da equipe de apoio terão esse sistema em seus aparelhos. Eles percorrerão algumas cidades em busca de votos com seus telefones, principalmente na zona rural, para que todos tenham a oportunidade de participar.

Das seis demandas colocadas na lista de votação, apenas as três mais votadas receberão recursos. A campeã de votos fica com 50%, a segunda colocada, com 30%, e a terceira, com 20% do total. Cada membro da comunidade poderá escolher apenas uma prioridade. As opções de votação são:

Demandas e locais de votação
1 — Desenvolvimento Rural: ampliação da produção orgânica regional/projetos relacionados à olericultura;

2 — Desenvolvimento Rural: universalizar a oferta de banda larga e internet na zona rural;

3 — Saúde: ampliação, reforma e aquisição de equipamentos para estabelecimentos de saúde vinculados ao SUS (unidades básicas, unidades de média complexidade e hospitalares);

4 — Cultura, Turismo e Esportes: consolidar produtos turísticos existentes, qualificando-os para receberem selo nacional;

5 — Segurança Pública: estimular o registro dos casos de abigeato, na região, para mapeamento e definição de estratégias;

6 — Desenvolvimento Econômico: criar redes de cooperação para fruticultura, horticultura, floricultura e plantas ornamentais.
Pela forma eletrônica, a cotação ocorrerá a qualquer hora do dia ou da noite. Porém, as prefeituras disponibilizarão pontos físicos de votação, para quem não tem acesso à internet. Nesse caso, é bom verificar os horários de funcionamento de cada local.

Confira os locais em cada município:
Montenegro: Praça Rui Barbosa, Câmara de Vereadores, escolas, postos de saúde, secretarias municipais, Conselho Tutelar, Cartório Eleitoral, Casa do Produtor, Hospital Montenegro, Fundarte, Escola São João Batista, Rádio América e Prefeitura.

Brochier: Posto de Saúde do Centro, Secretaria de Saúde e Assistência Social e na unidade móvel que percorrerá as localidades do interior.

Pareci Novo: Na prefeitura e no Posto de Saúde Central.

São José do Sul: Centro Administrativo e no Centro de Saúde.

Maratá: Prefeitura, Assistência Social, Posto de Saúde e ocorrerão visitas às comunidades para votação por celular.

Deixe seu comentário