Fotos: Defesa Civil

A chuva que começou nesta madrugada agrava a situação da enchente em Montenegro. Conforme o coordenador da Defesa Civil do município, Elton José Santos da Silva, a previsão de chuva para este final de semana é de 40 milímetros, o que acaba com a esperança de muitas famílias em retornarem aos seus lares no sábado ou domingo. “Normalmente a chuva que cai em Montenegro não impacta, mas como o rio já está cheio, em torno de 60 cm acima do nível, essa chuva vai impactar sim”, afirma Elton.

Os desalojados continuam nos abrigos fornecidos pela prefeitura e na casa de parentes, e devem permanecer nesses locais, pelo menos, até segunda-feira, dia 13. “Na segunda-feira vamos avaliar se iremos removê-los para suas casas. Temos que deixar o rio voltar ao leito. No momento o rio está com 6,60 m, pra voltar para o leito ele deve estar com 6 metros”, explica o coordenador da DC.

Conforme Elton, uma enchente de grande proporção, como é considerada está, atinge em torno de 20% do município. “Isso atinge diretamente 10 mil pessoas. Nem todos saem de casa, 5% dessas pessoas vão para imóveis de parentes, as outras acabam ficando em casa por que moram em edificações mais altas”, acrescenta.

No início da tarde deste sábado, 11, a Defesa Civil esteve averiguando a situação dos pontos alagados. Um dos bairros visitados foi o Industrial. Ainda hoje, uma ação social deve ser realizada no local em benefício aos mais necessitados. No Centro, as ruas que estavam bloqueadas para o trânsito, em função da água, já estão liberadas.

 

Deixe seu comentário