Foto: Sulgás

Em busca de condições de mercado mais competitivas e da diversificação das fontes supridoras, cinco concessionárias de distribuição de gás natural canalizado das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil promovem uma ação coordenada para aquisição de gás natural. Podem participar todos os produtores, nacionais ou internacionais, e todos os que sejam ou queiram atuar como agentes comercializadores no mercado brasileiro.

Os proponentes que participarem desse chamamento deverão apresentar proposta de suprimento, nos termos do Chamamento Público Nº 001/2018 e seus anexos. As empresas participantes da ação são: Compagas (Companhia Paranaense de Gás), a GasBrasiliano (GasBrasiliano Distribuidora), a MSGÁS (Companhia de Gás do Estado de Mato Grosso do Sul), a SCGÁS (Companhia de Gás de Santa Catarina) e a Sulgás (Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul).

Com volume total de aquisição de aproximadamente 10 milhões de m3/dia, a iniciativa visa encontrar novos agentes regulamentados pela ANP que atendam às expectativas do mercado. O início do suprimento pode ocorrer a partir de 2020. Juntas, as cinco distribuidoras – todas atendidas pelo gasoduto Bolívia-Brasil – atendem mais de 134 mil consumidores de gás natural e possuem mais de 4.424 mil quilômetros de redes de distribuição em 161 municípios.

A chamada pública e respectivos editais estarão disponibilizados nos sites de cada distribuidora (endereços abaixo).

Sites das empresas participantes:

Compagas: www.compagas.com.br
GasBrasiliano: www.gasbrasiliano.com.br
MSGÁS: www.msgas.com.br
SCGÁS: www.scgas.com.br
Sulgás: www.sulgas.rs.gov.br

Deixe seu comentário