Oregino quer manter qualidade de vida no interior e na área urbana

25 anos. Municípios festejam emancipação nesta segunda-feira, dia 20

É nesta segunda-feira, dia 20 de março, a data de celebração dos 25 anos de diversos municípios do Rio Grande do Sul. Entre eles, estão duas pequenas cidades com traços germânicos que fazem parte do Vale do Caí: Pareci Novo e Maratá. Para não deixar o aniversário passar em branco, diversas atividades serão realizadas para celebrar esse dia.
Na Capital das Belezas Naturais, a programação inicia hoje com o lançamento da cerveja do estilo Lager comemorativa aos 25 anos do município produzida pela GoldBier aus Maratá. O evento acontece às 20h, na cervejaria. Segunda-feira, a festa inicia às 14h, com a Gincana Colonial, na localidade Vitória, junto ao ginásio da comunidade. Haverá ainda apresentações artísticas e o tradicional “Parabéns a você” com corte de bolo. Outro ponto importante dos festejos é a sessão solene da Câmara de Vereadores, que acontece no dia 24, sexta-feira, às 19h, na Sociedade Cultural e Esportiva Maratá. Durante este evento, alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Cristiano Höher, de Esperança, irão encenar como foi o processo de emancipação.

Em Pareci Novo, as celebrações do dia 20 acontecerão na Sociedade Pareci Novo com uma solenidade oficial de comemoração dos 25 anos, às 18h. Às 20h ocorre apresentação da Escola de Balé Candice Assmann. Já no próximo final de semana, nos dias 25 e 26, uma série de atividades irá marcar o Jubileu de Prata da Capital das Flores, Mudas e Frutas. Nestes dias serão realizadas apresentações artísticas — sendo o ponto alto o show de Rodrigo e Callegari às 20h de domingo —, Feira do Livro e também a inauguração do Estádio Municipal com as finais do Torneio de Emancipação.

Prefeitos buscam futuro com desenvolvimento planejado

Fernando deseja fazer com que marataenses fiquem no município

Tanto para Oregino José Francisco, prefeito de Pareci Novo, quanto para Fernando Schrammel, prefeito de Maratá, o caminho para manter os dois municípios no rumo certo é ter um desenvolvimento planejado. Além disso, eles celebram todas as conquistas alcançadas, principalmente melhorias na saúde e na educação, que eram precárias antes da emancipação.

Fernando pondera que para manter o ritmo de crescimento, Maratá — que pertencia a Brochier — deve apostar em quatro pilares: agricultura, instalação de novas empresas, criação de loteamentos e turismo. “A gente quer o crescimento organizado. A gente quer esse desenvolvimento e trabalha para que as próximas gerações fiquem aqui”, destaca o chefe do Executivo da cidade com 2.600 habitantes.

Com quatro mil moradores, Pareci Novo também busca ter um crescimento organizado. De acordo com Oregino, o grande objetivo é manter a qualidade de vida na zona urbana e no interior para que o morador do interior tenha as mesmas condições da área urbana. “Esperamos que no futuro continue assim: quem chegar nos nossos bancos vai encontrar um ou dois na fila à sua frente. O atendimento é quase imediato. Chega no posto de saúde, atendimento imediato. Quando quer vagas na escola, existe”, afirma o prefeito de Pareci Novo.

Deixe seu comentário