Cristãos de Montenegro reforçaram laços na Paróquia Sagrado Coração de Jesus

Respeito entre as diferentes crenças é o principal objetivo dos cultos, que deverão continuar ao longo do ano

Em uma celebração ecumênica realizada na noite desta terça-feira, 4, as Igrejas de Confissão Luterana no Brasil, Episcopal Anglicana e Católica estiveram reunidas na Paróquia Sagrado Coração de Jesus. A ação marca a Semana de Oração pela Unidade Cristã no Município.

A celebração contou com a presença dos padres Ricardo Nienov, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, e Pedro Nicolau Schneider, vigário geral da Diocese de Montenegro, do Pastor Márcio Simões da Costa e do Diácono Dério Milke, da Paróquia Evangélica de Montenegro (IECLB) e do reverendo Ives Vergara, da Igreja Anglicana. Além, de cristãos vindos de várias comunidades.

A celebração reforçou os laços entre as Igrejãs Cristãs da cidade, e é a primeira de muitas que ocorrerão ao decorrer do ano. Em cada mês, a celebração ocorrerá em uma igreja diferente, havendo assim uma troca de púlpito. O centro da celebração é a liturgia da palavra, que fala sobre a unidade, o caminhar junto e o respeito entre crenças diferentes.

De acordo com o Pastor Márcio Simões da Costa, a Semana de Oração pela Unidade Cristã é realizada não em busca da unidade em uma única denominação religiosa, mas unidade ao sentido do respeito e do saber que existem muito mais coisas que unem do que desunem. “Cremos no mesmo Deus, que é Pai, Filho e Espírito Santo. E o centro das nossas celebrações é Jesus Cristo, que é o pastor supremo de todos”, diz.

A catequista da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Mara Motta, é católica desde sempre e diz já ter participado de outras celebrações ecumênicas, além dessa. “Eu acho que a celebração é muito válida, porque esse diálogo inter-religioso pode abrir os nossos horizontes. No final todos pregamos o amor, a caridade e Jesus Cristo”, fala Mara.

Ao final da celebração teve momento de confraternização entre os presentes, como um gesto fraterno. Além disso, a comunidade em um gesto fraterno reuniu ofertas que serão destinadas ao Hospital Montenegro.

Deixe seu comentário