Celebração reuniu centenas de fiéis neste feriado, no Centro e na Timbaúva
Centenas de fiéis acordaram cedo nesta quinta-feira, feriado de Corpus Christi, para demonstrar sua fé e espiritualidade em Montenegro. Os tradicionais tapetes enfeitados coloriram as ruas da cidade e determinaram o percurso da procissão no Centro e na Timbaúva. Antes da caminhada, os católicos celebraram uma missa na Catedral São João Batista e na Paróquia Sagrado Coração de Jesus.
Os preparativos iniciam antes das 7h30min, quando grupos e movimentos ligados à comunidade começaram a montar os tapetes. As duas igrejas estavam lotadas durante a celebração. Desde pequena, Carla Pitombo acompanha a mãe, Regina Mello, na procissão. “É a renovação da espiritualidade da gente”, resume Carla. “É uma graça muito grande que Deus nos dá para participar”, complementa a mãe.
Eunice Bernardes participa da celebração há mais de 20 anos e teve a colaboração das amigas Elenir Jacob Liusin e Isabel Kratz para confeccionar os tapetes em frente à Catedral São João Batista. “É o sentimento cristão que cresce e a vontade de ajudar cada vez mais o próximo. Quanto mais a gente faz o bem, mais a gente recebe”, destaca.
Integrante do movimento Cenáculo de Maria, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Alcemar Alves Machado teve um incentivo a mais para participar da procissão neste ano. “É a quarta vez que ajudo na montagem dos tapetes, e esse ano minha filha está fazendo a Primeira Eucaristia. É uma data de aproximação a Deus, que representa a comunidade”, frisa.
O pequeno Matheus Braz Glowacki, 11 anos, também está fazendo a Primeira Eucaristia e acordou cedo para ajudar na confecção dos tapetes. Sua mãe, Carina Mello, participou pela primeira vez da celebração. “A caminhada é um encontro com a fé. É sempre um aprendizado para os pequenos, uma forma de eles se envolverem com a comunidade”, ressalta.