Casa do Artesão reabre em novo endereço

A Casa do Artesão de Montenegro está em novo endereço. O espaço reabriu neste sábado, 2, na rua  Capitão Porfírio, 2013, ao lado do Supermercado Imec. A comunidade foi recebida com festa pelos grupos que vendem seus artigos no local. O mesmo prédio também vai abrigar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e a Comissão Municipal de Defesa do Consumidor.

Élbia de Souza, uma das coordenadoras da Casa do Artesão, destaca que o novo espaço é mais amplo do que o antigo, que funcionava na rua Cap. Cruz, próximo à Praça Rui Barbosa. “Estamos aguardando os nossos clientes para vir conhecer, temos produtos variados de mais de 25 artesãos do município”, pontua.

Quatro tradicionais grupos atuam na Casa: Amarti, Brick da Estação, Mercado do Artesanato e Grupos Organizados do Lar (Gols). Segundo Élbia, ter um espaço amplo e bem localizado é uma conquista para os artesãos do município, que antes só vendiam seus itens nas bancas, em eventos da Praça Rui Barbosa. “É um espaço que a gente demorou para conquistar. Aqui temos todos os grupos de artesanato da cidade incluídos, então temos uma referência”, diz.

De acordo com o diretor de Turismo do Município, Jaime Büttenbender, também contou para a mudança o preço do aluguel da antiga sede. “Como a Secretaria também funciona em prédio alugado, optamos por unir toda a estrutura num mesmo endereço e gastando menos”, explica.

Jaime acrescenta que os artesãos que produzem e comercializam na Casa irão se beneficiar do próprio movimento gerado pelas atividades da Secretaria e da Comdecon. “E a proximidade com a Praça, que será perdida, acabará sendo compensada pela movimentação do supermercado, posto de combustíveis e outros empreendimentos das redondezas”, aposta.

Artesãos celebram novo espaço

Jaqueline é uma das artesãs com itens à venda na Casa do Artesão

A artesã Jaqueline Zibetti do Couto, 59, trabalha há muitos anos com artesanato. Ela conta que a atividade iniciou como um hobby, e hoje é sua profissão. “Comecei a vender o meu trabalho depois que me aposentei, em 2014. Atualmente é uma complementação de renda e o meu trabalho”, enfatiza. Ela conta que foi a reciclagem que a levou para o artesanato. “Eu comecei a trabalhar com jornal trançado e depois passei para o CD e outros matérias, sempre com essa ênfase de reutilizar coisas que vão para o lixo”, diz.

Jaqueline é uma das artesãs que fazem parte da Casa do Artesão de Montenegro. Segundo ela, o espaço é muito importante e foi uma luta de muitos anos. “Nós temos quatro grupos organizados de artesanato na cidade e a gente dependia de eventos para vender nos barracões na Praça, principalmente nas feiras do Natal e Páscoa. Então ter a loja é um ganho enorme, além de termos mais visibilidade para o nosso trabalho”, conclui.

A Casa do Artesão de Montenegro funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e, aos sábados, das 9h às 17h. O espaço não fecha ao meio-dia.

Últimas Notícias

Destaques