Brochier recebeu neste sábado, dia 9, mais uma edição da Carreteada Natalina, promovida pelo grupo de carreteiros do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Rincão dos Brochier com apoio da Prefeitura de Brochier e da cooperativa Sicredi. O evento reuniu um total de 124 carros de bois.
Entre os participantes, destaque para o grande número de crianças que iam junto nas carroças ou até mesmo segurando as rédeas e orientando os bois. Morador de Salvador do Sul, Edemar Henrqiue Diesel participou da carreteada ao lado da filha Mariana, de quatro anos, e da amiga dela Lívia, de três anos. “Elas gostam muito dos animais”, explicou.
E o gosto pelos bois vem de família, inclusive com Edemar ainda utilizando as parelhas e a carroça para a lida do dia a dia e tendo grande apreço pelas carreteadas. “Fico doente se não puder participar”, afirmou. Neste sábado, ele se fez presente com duas parelhas: uma formada por Beleza e Mineira e outra, de novilhos, formada por Garoto e Maroto. “Os mais novos estão sendo treinados pelas mais velhas”, brincou.
Morador de Serra Velha, no interior de Montenegro, Adriano da Silva acompanhou a passagem dos carros de bois pela frente da Concha Acústica, no Centro de Brochier. A razão para estar ali era o seu filho Murilo, de oito anos. “Meu irmão sempre participa e meu guri gosta muito, aí ele veio desfilar junto”, contou. “O Murilo já participou outras vezes, ele gosta bastante. Eu venho para olhar, pela parceria”, afirmou. “É bonito continuar essa tradição e é bom que o pessoal que gosta está levando ela adiante”, reforçou.
Um dos responsáveis pela organização do evento, Gustavo Castro de Deus mostrou-se satisfeito pelo número de participantes presentes. “A motivação é grande. O pessoal gosta demais de carreteada”, assegurou. Gustavo salientou que o evento contou com participantes de diversas cidades da região.
O organizador lembrou, ainda, que neste domingo, dia 10, às 8h30min, acontece a 4ª Cavalgada Natalina, encerrando a programação que iniciou na sexta-feira, dia 8, com o 11º Encontro Rico Xirú de Terno de Reis – que teve a participação de dois grupos de Brochier e outros quatro de demais cidades. Os eventos fazem parte da programação de Natal de Brochier.
Participantes também mostraram perícia com os animais
Após a carreteadas, os participantes foram convidados a mostrar a sua habilidade e potência de suas parelhas. Através de uma prova campeira, carreteiros realizaram manobras em zigue-zague e, até mesmo, estacionando a carreta indo de ré. Também houve demonstração de força, com parelhas de bois puxando toras.
A ação, que tinha o objetivo mostrar a lida com os bois, atraiu diversos participantes. Entre eles estava Vitor Danrlei Silveira de Ávila, de Bom Jardim, interior de Montenegro. “A gente participa para mostrar o trabalho da gente do dia a dia, para mostrar a doma dos bois e porque a gente gosta”, afirmou.
Segundo Vitor, participar das carreteadas permite a troca de experiências e a criação de laços de amizades, sendo também uma maneira de manter a tradição do uso dos carros de bois. Tradição essa que ele já mantém no seu dia a dia, usando a parelha Sertão e Carreiro na lida diária. A parelha tem um ano e meio e foi treinada pelo próprio Vitor.