A reunião de 47 carros de boi, sendo 13 tocados por agricultores de São José do Sul, abriu neste sábado, dia 6, o mês de festejos pelos 28 anos de emancipação política do Município, no Vale do Caí. Foi a 3ª Carreteada de São José do Sul, que partiu do sítio de Ari Petry, na localidade de Progresso, cortou a cidade e foi aplaudida por moradores na praça central.
“Nada melhor do que trazer nossos carreteiros, o pessoal que trabalha na roça ainda e tem os seus bois”, observou a prefeita Juliane Bender. A chefe do Executco se refere especialmente ao tema da 2ª Gutes Fest in São José do Sul ( 18 a 21 de abril/ programação no Insta) “O Encanto das Origens”. Colocar nas ruas o carro de boi é uma homenagem ao princípio desta cidade, que era distrito de Montenegro, ficou no território da emancipada de Maratá, para depois caminhar por suas próprias pernas.
Sobretudo, valoriza o agricultor familiar, esteio econômico de ‘Dom Diogo’. Para tanto, os carros de boi foram posicionados em núcleos familiares, e, aquelas que podiam vieram com três gerações dividas em carros de boi. Foi o caso da Família Koch, que passou com o neto Artur, 15 anos, o filho Airton, 42, e o avô Evaldo Koch, 72. Os produtores rurais em Uricana carregam a ancestralidade do avô de seu Evaldo, Alfrido Koch, um dos primeiros moradores no Vale do Caí.
Leia na edição impressa do Ibiá de terça-feira, dia 10, reportagem com entrevista; e veja aqui galeria de fotos.