Foto: reprodução internet

As aplicações das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019 iniciaram neste domingo, 3, e terão sua última aplicação no próximo, 10. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgou que o exame não teve ocorrências significativas, mas casos pontuais chegaram ao órgão. Sendo assim, candidatos que se sentirem prejudicados por questões de logística, podem solicitar uma reaplicação ao Inep.

Na próxima segunda-feira, 11, o Inep então abrirá um canal, em que participantes que tenham sido prejudicados por problemas logísticos possam relatar o ocorrido e solicitar a reaplicação até o dia 18 de novembro. É importante entender que a solicitação não significa direito à reaplicação. Os casos serão analisados, individualmente, pela Comissão de Demandas do Inep.

Não é qualquer acontecimento que pode ser considerado problema logístico. Para o Inep, problemas logísticos são casos excepcionais, como desastres naturais (que prejudiquem a aplicação do exame, devido ao comprometimento da infraestrutura do local), falta de energia elétrica (que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural), estrutura imprópria do local de prova ou erro de execução de procedimento de aplicação pelo aplicador que cause comprovado prejuízo ao participante.

A solicitação de reaplicação deverá ser feita diretamente na Página do Participante, após informação do CPF e da senha cadastrados. Os pedidos poderão ser registrados entre 11 e 18 de novembro. Os resultados das solicitações também serão publicados na Página do Participante. A reaplicação ocorrerá em 10 e 11 de dezembro.

Deixe seu comentário