Acontece neste sábado, no campus da Unisc em Montenegro, um aulão preparatório para a prova dos candidatos ao Conselho Tutelar. Durante todo o dia, os participantes terão a oportunidade de revisar conteúdos e tirar suas dúvidas.
A revisão de conteúdos é viabilizada através do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (Concrad), por meio da comissão eleitoral, em parceria com o Poder Público. O assistente social e professor Carlos Stavizki Jr. é o responsável por ministrar a abordagem dos conteúdos, que inclui questões sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e língua portuguesa.
A prova de seleção ocorrerá neste domingo,dia 30, das 8h às 12h, e será composta por 40 questões, sendo 10 de língua portuguesa e 30 de legislação específica do ECA. A revisão um dia antes da prova tem como objetivo melhorar a compreensão dos candidatos sobre o estatuto, proporcionando maior segurança e embasamento para o exame.
Este ano, 27 pessoas se inscreveram para o processo, sendo que uma teve sua participação impugnada. Em 2019, houve 43 inscrições, mas apenas 17 candidatos foram aprovados na prova. Marcos Cruz dos Reis, presidente da comissão eleitoral do Conselho Tutelar de Montenegro, esprea que, este ano, haja número maior de aprovados.
O resultado preliminar da prova será anunciado em 1º de agosto, e a lista definitiva com os nomes dos aprovados será divulgada no dia 4, período em que também começa o prazo para recursos. A partir do dia 14 de agosto, inicia a campanha eleitoral, que seguirá as diretrizes estabelecidas pelo Ministério Público, até o dia 28 de setembro.
A eleição para o Conselho Tutelar será realizada das 8h às 17h, no dia 1º de outubro, com 20 seções eleitorais de fácil acesso para que toda a população possa participar desse importante processo de escolha dos futuros conselheiros tutelares.