Campanha da Fraternidade pauta o meio ambiente

Defesa da Vida. Neste ano, a iniciativa da Igreja Católica reflete acerca dos biomas brasileiros, entre eles o Pampa

A Campanha da Fraternidade, que desde 1964 é realizada pela igreja Católica no Brasil, inicia hoje com o propósito de envolver a comunidade de todos os cantos do Brasil, a partir do desenvolvimento de ações pastorais. Seu encerramento é na Quarta-Feira Santa, no dia 12 de abril. Neste ano, o tema escolhido é “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”. Os biomas do Brasil são seis: a Amazônia, o Cerrado, a Caatinga, a Mata Atlântica, o Pantanal e o Pampa, que ocupa não apenas o Rio Grande do Sul, mas também parte da Uruguai e da Argentina.

campanha, fraternidade, hino, lema, 2017
Bispo Diocesano, Dom Paulo De Conto explica sobre a Campanha da Fraternidade da Igreja Católica foto: Assessoria de Comunicação – Diocese de Montenegro

De acordo com o bispo diocesano Dom Paulo De Conto, a temática é escolhida dois anos antes e quem a define é a comissão dos bispos, a partir de reunião em Brasília. “O processo passa pela análise do momento atual que se vive no país, sob o viés social. A comissão reflete a situação da Igreja e então um tema apropriado para o momento é eleito”, detalha. O material de estudo e suporte à campanha, de acordo com ele, é elaborado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e distribuído a todas as comunidades católicas no País. “Unindo-se à Quaresma, a Campanha da Fraternidade visa uma conversão, especialmente em torno do tema proposto. Por exemplo, em 2017, a recomendação é uma tomada de consciência sobre os biomas e sobre a importância de defender a vida e a criação. Na campanha, o sacrifício, a penitência, o jejum e a esmola também são visados. A oferta do sacrifício, na coleta, destina-se para obras sociais da Igreja”, afirma.

Dom Paulo diz que todas as atividades pastorais relacionadas à proposta são refletidas nas relações dos fiéis, e, consequentemente na Igreja. “Nos encontros dos grupos de família, nas pastorais, movimentos e nos meios de comunicação social. Eventualmente, o tema também é abordado nas escolas, apesar da questão de laicidade do Estado.”

A campanha possui até hino. Um concurso é aberto para que os interessados apresentem sua proposta inspirada na temática. “As canções vencedoras são gravadas e divulgadas para a Igreja de todo o país”, conclui.

Temas abordados nos últimos dez anos
2007 – Fraternidade e Amazônia – Vida e Missão neste chão;
2008 – Fraternidade e Defesa da Vida – Escolhe, pois, a Vida;
2009 – Fraternidade e Segurança Pública – A Paz é fruto da Justiça;
2010 – Economia e Vida (ecumênica) – Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro;
2011 – Fraternidade e a Vida no Planeta – A criação geme em dores de parto;
2012 – Fraternidade e saúde pública – Que a saúde se difunda sobre a terra!
2013 – Fraternidade e Juventude – Eis-me aqui, envia-me!
2014 – Fraternidade e Tráfico Humano – É para a liberdade que Cristo nos libertou;
2015 – Fraternidade: Igreja e Sociedade – Eu vim para servir;
2016 – Casa Comum, Nossa Responsabilidade – Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca;
2017 – Fraternidade: Biomas brasileiros e defesa da vida – Cultivar e guardar a criação.

Últimas Notícias

Destaques