O evento contou com a participação de diversas entidades, entre elas o Sesc e Amigas do Peito de Montenegro

Evento encerrou as atividades do Outubro Rosa ao chamar atenção da população sobre a importância da prevenção

Símbolo da luta contra o câncer de mama, a cor rosa invadiu as ruas do centro de Montenegro na última sexta-feira, 26, com a realização da tradicional Caminhada pela Vida. O evento encerrou as atividades do Outubro Rosa no município com a participação de dezenas de mulheres que, juntas, marcharam pela vida.

Em clima de celebração, a ação buscou reforçar e sensibilizar a população sobre a importância da prevenção contra os cânceres de mama e do colo do útero. “Eu participo desde 2015 e acho que essa atividade tem um papel muito importante, ao alertar e incentivar as mulheres a fazerem o autoexame e a conhecer seus próprios corpos”, disse Cátia Schu, diretora de Desenvolvimento Rural de Montenegro.

O evento contou coma participação de diversas entidades, entre elas o Sesc e Amigas do Peito de Montenegro

A caminhada iniciou às 9h, em frente ao Sesc, na rua Capitão Porfírio, e seguiu em direção à Praça Rui Barbosa. Entre o público majoritariamente feminino, a participação de alguns homens, com fitas rosa penduradas nos pulsos, chamou atenção. “O câncer de mama atinge principalmente as mulheres, por isso, acredito que o apoio dos homens seja fundamental no sentido de estimular esse cuidado com a saúde”, disse Silvio da Rosa, 47 anos. “Mês que vem, é nossa vez, com o Novembro Azul (de prevenção ao câncer de próstata)”, ressaltou.

No fim da caminhada, já na Praça, o prefeito Carlos Eduardo Müller, o Kadu, destacou a importância do autoexame como principal arma contra o câncer de mama. “A prevenção faz com que nós tenhamos qualidade de vida e isso é primordial na luta contra o câncer de mama”, observou Kadu, que ainda comentou sobre a luta da esposa contra a doença, a primeira-dama Leila Ahmad Hamdan. “Ela acabou o tratamento faz pouco tempo e sabemos o quanto é difícil para toda família quando alguém enfrenta esse problema”, disse, emocionado.

O evento foi promovido pela Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Núcleo Municipal de Educação e Saúde (Numesc), em parceria com o Sesc Montenegro, entre outras entidades. A secretária de Saúde, Cristina Reinheimer, contou que, embora as ações de conscientização contra o câncer sejam intensificadas neste mês, é preciso cuidado ao longo do ano todo.

“Nós sempre frisamos que, quanto mais cedo for o diagnostico da doença, maiores serão as chances de cura. Contudo, só neste ano, já tivemos 12 suspeitas, oito confirmadas e duas mortes em decorrência do câncer de mama”, lamentou a secretária. “Nosso desejo é ver esses números reduzindo significativamente, mas, para isso, as mulheres precisam tomar consciência da importância da prevenção.”

Varal do Amor arrecada lenços de cabelo

Para as mulheres que enfrentam o tratamento contra o câncer de mama, um dos momentos mais difíceis é a perda de cabelo. Por isso, o uso do lenço na cabeça se tornou um símbolo de quem enfrenta a luta contra a doença. Pensando nisso, a Secretaria Municipal da Saúde montou o Varal do Amor com diversos lenços e entregou para o Grupo Amigas do Peito de Montenegro.

Na cerimônia de entrega, a psicóloga e coordenadora do grupo, Maria Paulina Pölking, agradeceu a doação dos acessórios e alertou a comunidade sobre os riscos do câncer. “Essa é uma doença democrática, que pode surgir em qualquer pessoa, por isso, o cuidado é essencial”, salientou a coordenadora.

Compartilhar

Deixe seu comentário