Caminhada contou com cartazes com dados importantes sobre o transmissor das doenças zika, dengue e chikungunya

Durante a manhã desta quinta-feira, 21, a equipe da Vigilância em Saúde mobilizou seus agentes, que foram para as ruas de Montenegro contra o Aedes aegypti, em uma ação da 2ª Semana Municipal de prevenção e combate ao mosquito. Com direito a mascotes, cartazes, caracterização e objetos de prevenção, a caminhada pelo Centro seguiu até a Praça Rui Barbosa, onde ocorreu uma panfletagem. A banda Marcial da escola Lena Rozi da Rocha Pithan abriu o desfile e o acompanhou do início ao fim.

A chefe da Vigilância em Saúde, Silvana Schons, explica que a caminhada teve o intuito de chamar a atenção da comunidade para um trabalho que é realizado pelos agentes durante o ano todo. “Na caminhada foram realizadas algumas paradas estratégicas, como se fosse uma aula ambulante. Uma ala teve os principais depósitos do Aedes, a outra foi sobre o desenvolvimento do mosquito, um de doentes e por último o que fazer para não ter nenhuma doença transmitida pelo mosquito”, pontua.

Silvana reitera a importância de a comunidade tomar os devidos cuidados para evitar a proliferação dos mosquitos, transmissores de doenças como a Zika e a Dengue, nos estabelecimentos e casas. “Temos vários parceiros que nos fortaleceram para mostrar que o combate ao Aedes não depende somente do poder público. Cada um tem que olhar seu pátio, por exemplo. Os que não estão bem cuidados ou não tem quem cuida pode denunciar que a gente realiza os encaminhamentos, mas cada um precisa fazer a sua parte”, pontua.

Deixe seu comentário