Este domingo, dia 28, começou com a 5ª Caminhada Caminhos do Pareci, em Pareci Novo. Desta vez, o trajeto de 7,5 quilômetros passou pela localidade de Despique e arredores. Durante o percurso, os mais de 100 participantes puderam ver como ficou o restauro da imagem da “Santinha de Despique” e a revitalização do espaço onde ela fica, próximo da divisa com Harmonia.
Secretária de Turismo e Desporto de Pareci Novo, Júlia Braga aprovou o número de participantes. “Estamos muitos felizes com o resultado. Estamos recebendo muitos visitantes dos Municípios vizinhos”, destacou. Segundo ela, a próxima edição do projeto Caminhos do Pareci será em junho – em data e local a serem anunciados. E, pelo que foi visto neste domingo, a próxima edição também deve ter grande público.
Por exemplo, Janete Sirlei de Souza Lenhardt, 54 anos, e Daniele Lenhardt, 29 anos, são mãe e filha moradoras de Despique que aproveitaram o evento para conhecer um pouco mais da localidade onde moram. “Estou ansiosa para ver por onde vamos passar”, disse Janete, que já participou de edição anterior do evento, antes da saída. Já Daniele esteve junto da mãe para a acompanhar e conhecer um pouco mais o local onde mora.
Há também aqueles que vêm de fora, como os amigos Ricardo Finkler, 72 anos, e Renato Müller, 67. Eles fazem parte de um grupo de caminhada de São Sebastião do Caí e, até agora, participaram de caminhadas em todos os finais de semana do ano. “Não é nem um hobby, para mim é uma necessidade a caminhada”, disse Ricardo. Já Renato ressaltou as belezas do interior e as amizades criadas por meio das caminhadas. “Veja quantas pessoas tem aqui e de quantos Municípios”, apontou.