Actros oferece painel totalmente digital e frenagem de emergência. Fotos: Divulgação

A Mercedes-Benz adianta uma das suas novidades para o Salão de Hannover (IAA), maior feira de veículos comerciais do mundo que inicia hoje, na Alemanha. Trata-se do Actros com equipamentos semiautônomos mais sofisticados e já para produção em série. O modelo está com o interior mais digital e com câmeras no lugar dos retrovisores.

O sistema MirrorCam reúne câmeras que transmitem tudo que ocorre ao redor do pesado em telas de 15 polegadas no interior da cabine. As câmeras podem transmitir imagens com muito mais fidelidade e amplitude do que os retrovisores tradicionais, como guias e ampla visão traseira no caso de manobra em marcha à ré.

Observação do trânsito é feita através de telas internas e captadas com câmeras externas

Os retrovisores convencionais continuarão sendo oferecidos para os clientes que não quiserem a nova tecnologia. Diferentemente das funções semiautônomas já oferecidas para o modelo, inclusive, para a versão brasileira Actros Megaspace Segurança, o novo sistema Active Drive Assist funciona em todas as faixas de velocidades.

Essas funções são acelerar, frear e manter a carreta na faixa sem necessidade da ação do motorista. Além disso, o caminhão conta com o sistema de frenagem de emergência, controle de velocidade adaptativo (mantém uma distância constante e segura do veículo que vai à frente) e detecção de pedestre através de radar.

Com o controle de velocidade adaptativo em todas as faixas de velocidades vai permitir, por exemplo, que, em um engarrafamento, o motorista fique descansando. Enquanto isso, o sistema assume a cansativa função de acelerar, frear, acelerar, frear conforme o trânsito anda.

Deixe seu comentário