A paixão pelo ciclismo vem desde cedo. FOTOS: ARQUIVO PESSOAL

Fundador da tradicional “Oficina do Olirio”, na Buarque de Macedo, o empresário e ciclista Olirio Onesio Lima dos Santos vai receber o título de “Cidadão Montenegrino”. A homenagem, oficializada em Projeto de Decreto Legislativo, é de autoria do vereador Cristiano Braatz e foi votada na sessão dessa quinta-feira, 19 de novembro. Foi aprovada por unanimidade.

E é o trabalho e dedicação do homenageado no Comércio e no incentivo ao ciclismo em Montenegro que pesaram nessa escolha. “Analisando sua rica biografia, denota-se uma pessoa que venceu na vida, tanto no esporte como profissão, e tendo constituído sua família aqui, escolhendo Montenegro como seu lar”, explica Braatz.

Olirio nasceu no dia primeiro de junho de 1949, em Triunfo. Filho de Dinarte Alves dos Santos e Rosa Amélia Lima dos Santos, casou-se, em outubro de 1970, com Irací Ferreira dos Santos, com quem tem três filhos: Marco Aurélio dos Santos, Julio Cesar dos Santos e Alessandra dos Santos. É avô de quatro netos: Rafaela Vianna dos Santos, Raul Vianna dos Santos, Luis Otávio Fracasso e Esther Fracasso.

O homenageado foi um dos precursores de diversas modalidades ciclísticas em Montenegro e região, conquistando praticamente todos os títulos municipais entre os anos de 1966 a 1982. No final de 68, com forte espírito empreendedor, começou a consertar bicicletas; e, em 74, formalizou a Oficina do Olirio. A loja, hoje, é comandada pelos filhos.

A entrega do título de “Cidadão Montenegrino” será realiza em sessão solene da Câmara em data ainda a ser definida.

Deixe seu comentário