Nesta terça os tradicionalistas fazem os últimos acertos na comitiva. Foto: Arquivo Pessoal

Os Festejos Farroupilhas em Montenegro já iniciam nesta quarta-feira, dia 14, quando oito cavalarianos da 15º Região Tradicionalista (RT) partem em busca do maior símbolo do Tradicionalismo Gaúcho. Neste ano, o município de Tenente Portela, localizada no noroeste do Rio Grande do Sul, abrigará a 72º Geração e Distribuição da Chama Crioula. A cerimônia será neste final de semana, com a Geração Estadual na sexta-feira, 16; e a Expansão Estadual no sábado, 17, para 30 Regiões Tradicionalistas do Estado.

Tema 2019 é “Vida e Obra de Paixão Côrtes”. Expectativa é de mil cavaleiros e 4 mil pessoas passando pela praça Tenente Portela e Parque Águas de Moconá

A escolha da cidade segue o calendário com revezamento de sedes, sugerido até 2044. Os representantes do Vale do Caí partem às 8 horas do Parque Centenário, sendo que a ida a Tenente Portela será motorizada. Além dos cavaleiros, outros seis tradicionalistas seguirão em apoio, totalizando 14 pessoas. Na comitiva estarão duas prendas, uma a cavalo e outra na retaguarda.

Após receber a centelha, o grupo inicia a cavalgada de retorno no domingo, 18, passando pelos municípios de Palmeira das Missões, Chapada, Tapera, Barros Cassal, Boqueirão do Leão, Canudos do Vale e Santa Clara. A chegada em Triunfo está prevista para o dia 5 de setembro, onde no dia 7 – às 10h, na praça central – ocorrerá a Expansão Regional para as entidades tradicionalista dos 23 municípios da 15ª RT.

Um dos organizadores da cavalgada Edgar Barnasque destaca que a comitiva percorrerá 518 quilômetros no lombo do cavalo. Ao longo do caminho, estão programas pernoites em CTG’s e em propriedades particulares. O tema dos Festejos Farroupilhas deste ano é “Vida e Obra de Paixão Côrtes”, tradicionalista e historiador que participou do resgate da cultura gaúcha, e que faleceu em 2018, aos 91 anos.

Programação em Tenente Portela
18/08 – Sexta-Feira
72ª Geração da Chama Crioula e Cavalgada de Condução da Centelha
Horário: 09 horas
Local: Praça Tenente Portela

Escola do Chimarrão
Horário: Manhã e Tarde
Local: Praça Tenente Portela

17/08 – Sábado
72ª Distribuição da Chama Crioula do Estado
Horário: 09 horas
Local: Parque Águas de Moconá

Escola do Chimarrão
Horário: Manhã e Tarde
Local: Parque Águas de Moconá

Seminário Estadual da Cultura Gaúcha
Horário: 14 horas
Local: CTG Sentinela da Fronteira

Tertúlia Livre
Horário: 15h 30 min
Local: Parque Águas de Moconá

18/08 – Domingo
Festa de Aniversário do Município – com diversas atrações, shows e apresentações culturais
Horário: 14 horas
Local: Praça Imigrantes

Deixe seu comentário