Brochier é finalista do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

INDICAÇÃO é reconhecimento pelo trabalho realizado no Programa Cidade Empreendedora

Brochier é um dos 41 municípios do Estado finalistas do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, sendo o único represente do Vale do Caí. A iniciativa é um reconhecimento estadual e nacional dos melhores projetos municipais de fomento ao empreendedorismo e ao desenvolvimento regional a partir de políticas públicas voltadas às micro e pequenas empresas.

Os gestores municipais que incentivam a promoção do desenvolvimento econômico terão seu trabalho reconhecido, no dia 27 de março, com a entrega do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora. Nesta edição, foram inscritos 107 projetos. Os vencedores das dez categorias serão divulgados na cerimônia e vão representar o Rio Grande do Sul na etapa nacional, que acontece em junho, em Brasília.

Os 41 municípios finalistas passaram por avaliações técnicas de comissões formadas por especialistas de entidades representativas, universidades e instituições de pesquisa. “O prêmio tem o propósito de reconhecer boas práticas de gestão municipal para que possam ser divulgadas para inspirar outros líderes públicos, reforçando o papel do Sebrae de parceiro dos municípios”, comenta o diretor técnico e superintendente interino do Sebrae RS, Ariel Berti.

A responsável pela Sala do Empreendedor de Brochier e coordenadora do Programa Cidade Empreendedora no Município, Mara Ana da Silva, destaca que com a adesão ao Programa a Prefeitura realizou diversas capacitações para os servidores e também ampliou o Programa de valorização de empresas. “Com isso, representantes do Sebrae nos aconselharam a inscrever os projetos no Prêmio. Foram 2 projetos inscritos, do qual o Programa Brochier Cidade Empreendedora passou pelas etapas e está entre os finalistas”, explica.

A indicação foi celebrada pela equipe da Sala do Empreendedor de Brochier, por ser um reconhecimento pelo trabalho nos atendimentos dos empreendedores locais e também pelo destaque do Programa no Estado, servindo de inspiração para os municípios vizinhos. “Além de trazer credibilidade ao Programa, a inclusão do município entre os indicados tem uma importância significativa para nós. Isso representa um reconhecimento do nosso trabalho como servidores municipais, indo além das nossas responsabilidades diárias”, completa Mara.

Ela afirma que a indicação ao Prêmio também fortalece a relação entre a Administração Municipal e os empresários locais, demonstrando que a Prefeitura não é apenas um órgão fiscalizador, mas um parceiro ativo no desenvolvimento econômico. “O Programa em questão tem proporcionado soluções práticas para os desafios enfrentados pelos empresários, resultando em melhorias visíveis nas empresas participantes. Este reconhecimento nos enche de satisfação e nos incentiva a continuar buscando iniciativas que beneficiem a comunidade local”, conclui.

Saiba mais sobre o Programa Cidade Empreendedora
Desenvolvido em parceria com o Sebrae, o Programa Cidade Empreendedora teve seu início em 2018, com estudos e pesquisas de soluções em alguns municípios do Estado e também a aplicação de questionários entre empresários e consumidores no ano de 2019 e 2020. Em Brochier, com a compilação de dados e com o apoio do Sebrae, no auge da Pandemia de Covid-19 foi montada uma solução de capacitação para os empreendedores, lançada no início de 2021. “Ao final de cada ano ou de cada evento, é solicitado o feedeback dos participantes e assim, em conjunto com os agentes do Sebrae, montamos o Programa do ano seguinte”, explica Mara. Dentro das iniciativas estão oficinas, workshops, palestras e consultorias especializadas para as empresas do município que desejarem se aperfeiçoar. O Programa é reformulado a cada ano, conforme a necessidade ou o desejo dos empreendedores locais.

Últimas Notícias

Destaques