A infância é um momento especial para todos. Criar brinquedos em casa, com materiais recicláveis, pode ser um momento único de diversão com as crianças e, ainda, uma forma de ensinar a importância de reciclar os materiais e consumir menos. Nem sempre é fácil comprar todos os brinquedos pedidos pelos pequenos, então, a ideia também pode driblar essa frustração.

Bonecos de rolo de papel higiênico
Do que você precisa? Você vai precisar de rolo de papel higiênico, jornal, papelão, cola, fios de lã, caneta preta e tinta amarela e azul.
Passo a passo:
1º – Encher o centro do rolo de papel higiêncio com jornal, para dar solidez e peso ao boneco. Em seguida, faça uma bola de jornal e faça um semi-círculo sobre a parte superior do rolo de papel higiênico deixando redondinha para formar a cabeça do boneco.
2º – Em seguida, prenda o jornal na posição com um pouco de fita adesiva ou crepe. Agora adicione uma camada de papel machê para o lado e no fim cúpula para dar ao seu Minion uma camada protetora para manter tudo junto. Isso também criará uma superfície perfeita para pintar.
3º – Para fazer braços use um pequeno pedaço de jornal enrolado e cortado em um anjo com uma tesoura, ligados ao corpo com uma pistola de cola quente. Decore como preferir.

Teatro de fantocheDo que você precisa? É preciso uma caixa de papelão grande, cola, tecido, tesoura e barbante.
Passo a passo:
1º – Reforce as aberturas da caixa com fita.
2º – Abra um retângulo na parte superior da caixa de papelão
3º – Cubra a caixa com tecido. Esse passo pode ser feito com cola branca.
4º – Passe a cortina em um barbante e cole na parte superior da abertura.
5º – Decore o teatrinho como quiser.

Bonecos de prato descartável
Do que você precisa? Você vai precisar de prato descartável, tinta, cola branca, tesouras, pincel, cartolina ou papelão, e materiais de decoração.
Passo a passo:
1º – Corte um par de orelhas em qualquer cor de papel de construção ou papelão e cole no prato.
2º – Pinte da cor que desejar. Pense no animal que quer fazer. No caso do exemplo, é uma girafa.
3º – Você pode colar os olhinhos e recortar um circulo de cartolina para fazer o focinho.

Bilboquê
Do que você precisa? É necessário uma garrafa PET descartável, uma tampinha de refrigerante, barbante, tesoura e materiais para enfeitar.
Foto: bilboque
Cred: reprodução/internet
Passo a passo:
1º – Corte a garrafa PET na altura do gargalo, lembrando uma tacinha;
2º – Corte cerca de 30 cm de barbante;
3º – Amarre uma ponta de barbante na tampinha de refrigerante e amarre a outra ponta na ponta da garrafa PET;
4º – Enfeite o bilboquê com os materiais que você quiser;
5º – Agora é só jogar e brincar, tentando colocar a tampinha dentro da garrafa sem usar as mãos.

Pipa
Do que você precisa? 2 palitos de churrasco, 1 rolo de barbante, 1 rolo de fita adesiva, 1 palito de sorvete, 2 palitos de dente, 1 saco plástico com estampas infantis (embalagens de loja de artigos para criança), 1 tesoura sem ponta e 1 régua.
Passo a passo:
1ª etapa:
– Cruze os dois palitos de churrasco e os cole com pedaços de fita adesiva. Assim você já terá a armação da pipa reciclável;
– Corte o saco plástico de forma que ele abra por um todo e você tenha todo o tamanho dele estendido e sem dobras. Coloque a armação em cima do saco plástico e recorte o saco plástico em forma de diamante para obter o formato da pipa;
– Prenda a armação da pipa no plástico com a fita adesiva;
– Quebre ao meio o palito de dente e envolva a fita adesiva em cada metade deixando um espaço de no máximo 5 cm.
– Em seguida, faça um furo na fita por onde o barbante será passado. Cole estes dois pedaços de palito e fita adesiva nas duas extremidades horizontais da pipa.
– Corte a medida do barbante de acordo com o tamanho do palito de churrasco horizontal;
2ª etapa:
– Passe o barbante pelos furos das extremidades e dê um nó para amarrar, criando uma ligeira envergadura (curva);
– Agora, do lado estampado da pipa, faça dois furos com um dos palitos de dente na parte de baixo da pipa. Corte um pedaço de barbante da mesma medida vertical da pipa e amarre uma das pontas na parte de baixo;
– Estique o barbante, faça mais dois furos na parte de cima da pipa e amarre a outra ponta criando um nó, assim você terá um freio que deve ser “soltinho” para dar estabilidade para o brinquedo.
– Neste nó da parte de cima, amarrar uma ponta da extensão de todo o barbante. A parte solta dele servirá para empinar a pipa.
– Corte de 6 a 8 pedaços de fitas utilizando o restante da sacola plástica, elas devem ter aproximadamente 25 cm, e cole na parte de baixo da pipa.
– Por último, pegue o palito de sorvete e enrole a sobra do barbante. Desenrole na medida em que for empinando a pipa.

Vai e vem
Do que você precisa? Garrafa pet, barbante e argolas são os materiais necessários para fazer esse brinquedo. E se você quiser decorá-lo, utilize fitas adesivas coloridas.
Como jogar? Os pequenos precisam fazem o movimento de abrir e fechar o barbante, sem deixar a garrafa encostar-se à sua base.

Cavalo de pau
Do que você precisa? Você precisa de garrafas pet, um cabo de vassoura e decorativos. As crinas do cavalo podem ser feitas com plumas, barbante ou até EVA.
Como jogar? As crianças vão adorar correr pelo pátio com o “animal”

Pés de lata
Do que você precisa? Reaproveite as latas de leite para criar pés de lata, assim você pode criar uma competição de qual criança anda mais rápido ao usar esses brinquedos artesanais.
Como jogar? As crianças devem subir nas latas e usar os barbantes para se guiar.

Deixe seu comentário