Sentindo-se “em casa”, Yuri, o mascote da Brigada, de apenas três anos, deu as boas-vindas aos novos amiguinhos

ATITUDE amiga. Policiais recepcionaram os pequenos com lanche, brincadeiras e distribuição de presentes

O 5º Batalhão da Brigada Militar de Montenegro (5ºBPM) recebeu a visita de estudantes das escolas estaduais de ensino fundamental Henrique Pedro Zimmermann, da localidade de Costa da Serra, e Osvaldo Brochier, de Santos Reis. A iniciativa foi uma forma encontrada pela instituição de aproximar os pequenos e os policiais e também de celebrar o Dia das Crianças. A criançada foi recepcionada nos turnos da manhã e tarde dessa quarta-feira, 16, na sede do batalhão.

Sorrisos e alegria por todos os lados. Os alunos pareciam estar em um parque de diversões. Também pudera, os policiais do 5º BPM organizaram um dia especial para eles. A iniciativa partiu do comandante, tenente-coronel Rogério Pereira Martins, e foi abraçada pelos integrantes da Patrulha Escolar, Proerd e demais policiais da instituição.

Ao todo, 40 crianças, 20 de cada escola, tiveram a oportunidade de conhecer as instalações, entrar nas viaturas, brincar em um pula-pula, instalado especialmente para elas, lanchar e ainda ganhar presentes. Yuri Gabriel Pereira Althaus, de 3 anos, mascote do 5ºBPM, também esteve presente e ajudou a divertir os novos amiguinhos.

O sargento Estevão Benites e a soldado Daiana Brandt fizeram as horas da casa. Ambos já possuem um vínculo de amizade com as turmas, pois muitas das crianças presentes participam das ações do Proerd e também das palestras da Patrulha Escolar. “A gente quer mostrar que a Brigada não é só a parte repressiva, nós estamos aqui para ajudar. Brigadiano é amigo e não aquela pessoa que vai provocar problema para eles”, explica Benites.

As professoras Daiane Kettermann e Camila Vargas contam que a preocupação do sargento, sobre o que pensam as crianças em relação a polícia, faz sentido. “A gente no interior não tem tanto contato com a polícia. Quando eles enxergam uma viatura associam com medo. A primeira vez que o sargento foi à escola, buscar uma professora, eles ficaram apavorados”, conta Camila.

Entrar na viatura policial foi um dos momentos mais marcantes do passeio realizado pelos alunos

Mas, a partir de agora, medo é algo que ficou no passado das crianças. Theo Rodrigues, de 9 anos, aluno do 4º ano da Osvaldo Brochier, é um exemplo disso. Ele aproveitou o momento e levou consigo o ensinamento de que a polícia deve ser vista com bons olhos pela sociedade. “É bem legal conhecer esse espaço, os policiais, as salas. Os policiais são importantes por que protegem e ajudam a gente”, diz o garoto. “É contagiante ver a alegria deles”, assega o sargento Benites. A soldado Daiana, com largo sorriso, não saiu de perto dos pequenos, para a alegria de todos.

A ação foi possível graças à colaboração de empresas como Clip Oba Oba, Chocolândia, A Princesa, Bazar Casas Maria, JBF Construtora, e dos próprios agentes da BM. O capitão Oscar Bessi Filho doou 18 livros para serem distribuídos. Conforme Benites, a ação ocorreu após o Dia das Crianças por ser um período mais tranqüilo, quando já não ocorrem festas alusivas a data e também para que houvesse mais tempo para conseguir os brindes.

Deixe seu comentário