CONTRA O CRIME. Presença de PMs também é intensificada nas cidades de atuação do 5ºBPM

A Brigada Militar lançou nesta quarta-feira, 25, a Operação Montenegro mais Segura. A iniciativa também é realizada nos demais municípios de atuação do 5º Batal

Foto:BM

hão da Polícia Militar (5ºBPM), e tem como objetivo promover uma série de ações ofensivas, com o intuito de coibir furtos a estabelecimentos que estão fechados e evitar roubos aos que estão abertos durante o período da pandemia do coronaírus. A medida tranquiliza comerciantes e cidadãos.

Segundo o tenente-coronel Rogério Pereira Martins, comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar de Montenegro (5ºBPM), a ideia surgiu diante das medidas de restrição ao funcionamento de determinados estabelecimentos e serviços – instituídas através dos decretos emitidos pelos governos estadual e municipal. “O foco na vigilância eletrônica, através das câmeras de videomonitoramento, e visitas aos estabelecimentos, são estratégias a serem desenvolvida pelos policiais do 5º BPM”, explica.

Com o fechamento do comércio, aumenta a preocupação dos empresários e dos responsáveis pelos estabelecimentos sobre a possibilidade de furtos e arrombamentos em suas empresas. A Operação da BM oferece mais segurança para quem precisa ficar de portas fechadas e também para quem precisa trabalhar nesta época. “É uma iniciativa muito boa. A população que vem comprar, nesse período, se sente mais segura vendo uma viatura na frente do supermercado. Os próprios policiais conversando com os clientes, na saída das compras, é um negócio muito bom”, avalia Jaimir Carlos Vargas, gerente de supermercado.

A conversa citada pelo gerente ocorre para que as pessoas saibam dos riscos que estão correndo ao sair de casa. Afastados a uma distância razoável, os PMs orientam os cidadãos a voltarem o mais rápido possível para suas residência e falam sobre o risco oferecido pelo coronavírus.

Apesar das recomendações dos órgãos de Saúde, conforme os policias, é grande o número de idosos e pessoas de outros grupos de risco que se desloca pelas ruas de Montenegro. “Eu vim ao supermercado porque não tinha ninguém pra vir no meu lugar”, justifica o aposentado João Costa, de 64 anos.

A presença de policiais nos pontos de acesso à cidade é outra prática adotada pela BM, visando dar mais segurança à população. Ações conjuntas com a Prefeitura e Guarda Municipal também serão realizadas.
As ações de policiamento contam com efetivos da Força Tática e polícia ostensiva, além de agentes de inteligência policial.

Foto:BM

Deixe seu comentário