Brigada Militar lança a Operação Volta às Aulas

Policiamento será intensificado próximo das escolas

O 5 º Batalhão de Polícia Militar (5º BPM), com o retorno do ano letivo, efetuou ontem, quinta-feira, dia 23, o lançamento da Operação Volta às Aulas. O lançamento ocorreu na frente da Escola Estadual Técnica São João Batista, na rua João Pessoa, no centro de Montenegro.

O intuito da operação é realizar ações que visam o policiamento nas escolas, trazendo segurança aos alunos, professores e pais, que integram a comunidade escolar. Com o início do ano escolar, há um significativo aumento na movimentação de pessoas e veículos em frente aos estabelecimentos de ensino, gerando problemas nas questões de circulação e estacionamento, aumentando o risco acidentes de trânsito, além de delitos. A Brigada Militar, através da Operação Volta Às Aulas, visa prevenir e orientar a comunidade escolar, garantindo um ambiente seguro e tranquilo.

O comandante do Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO Vale do Caí), tenente-coronel Paulo Rogério dos Santos Alberti, presente no lançamento, ressaltou a importância da operação, já que alunos, pais e professores, necessitam de uma segurança pública adequada. “O investimento na educação e na segurança andam de mãos dadas, pois movimenta a economia e as crianças são o futuro da sociedade.

Com o aumento considerável da movimentação no entorno das escolas, o comandante regional destaca que é necessário ampliar também o policiamento ostensivo visando a preservação da ordem pública. “Procuramos manter um contato próximo com a comunidade escolar com o intuito de possibilitar uma harmonia nas relações”, frisa o tenente-coronel Alberti, salientando também o trabalho da Patrulha Escolar e a conscientização dos responsáveis no sentido de obedecer às normas de trânsito. Ele lembra a dificuldade de manter um policiamento efetivo em cada escola. “Vamos estar sempre à disposição para fazer o melhor trabalho possível”, garante o comandante do CRPO, que estava acompanhado do comandante da 1ª Companhia de Policiamento do 5º BPM, capitão Felipe dos Santos Valandro.

A secretária municipal de educação, Cíglia da Silveira, afirma que a volta das aulas significa uma retomada das atividades escolares e também de reencontro de alunos, professores, funcionários, pais e responsáveis após o período das férias. “A movimentação sempre é muito grande. Ela cita a preocupação com o trânsito, de transporte escolar e veículos particulares, que se torna bastante intenso junto das escolas. “A atuação da Brigada e da Guarda Municipal é muito importante para trazer mais segurança nas proximidades das escolas. Contamos muito com esse trabalho, que é bastante eficiente”, declarou.

Direção da Escola São João Batista, professores, alunos, policiais militares e integrantes da SMEC também participaram do lançamento da Operação Volta às Aulas. “Esperamos um bom ano letivo a todos”, conclui a secretária Cíglia.

Últimas Notícias

Destaques