BovCria avalia eficiência reprodutiva e produtiva de rebanhos de cria, pelo cálculo de taxas. Foto: Fernando Dias/Seapdr

Aplicativo gratuito para celular permite que produtores analisem desenvolvimento do gado

Dizem que “é o olho do dono que engorda o boi”. Pois agora este dito popular se torna um pouco mais real, e tecnológico. O primeiro aplicativo móvel para celulares que vai auxiliar na avaliação de rebanhos já está disponível, de forma gratuita, para o sistema Android. O BovCria (baixe o APP) faz parte do projeto “Desenvolvimento de ferramentas tecnológicas aplicadas na área de produção de bovinos de corte”, iniciado neste ano pelo Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA), da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).

Uma das responsáveis pelo desenvolvimento do software, pesquisadora Adriana Kroef Tarouco, define que o objetivo nesta divisão é desenvolver aplicativos móveis munidos de ferramentas para avaliar a eficiência reprodutiva e produtiva de rebanhos de cria no RS. No caso do BovCria, os resultados serão avaliados através do cálculo de taxas, indicando metas e disponibilizando alternativas de manejo para melhorar os resultados.

Outra meta no horizonte do projeto da Seapdr é desenvolver um programa para ser instalado em computador de mesa (desktop), que também permitirá o gerenciamento de rebanhos de corte, permitindo calcular estes índices e compará-los com as metas recomendadas. O mesmo ainda emitirá alerta ao produtor, com dicas de manejo para melhorar seus resultados.
O aplicativo móvel BovCria já está disponível para sistema Android e com acesso gratuito para download no Google Play.

Deixe seu comentário