Cerimônia marcou a inauguração da base do Samu no quartel dos Bombeiros Voluntários

A base operacional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em São Sebastião do Caí passou por mudanças. A partir de agora, a unidade está instalada junto ao quartel dos Bombeiros Voluntários, na Avenida Osvaldo Aranha, no bairro Vila Rica. Até então, a base ficava nos fundos do Hospital Sagrada Família.

Outra mudança diz respeito à equipe de profissionais. Nesta nova fase, os serviços deixam de ser executados por uma empresa terceirizada, e passam a ser exercidos por enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores que residem no município e que têm ou tiveram atuação como bombeiro voluntário. “O Samu passa a fazer um serviço acolhedor, com gente daqui, para a população de São Sebastião do Caí”, observou o prefeito do município Júlio Campani (PSDB) durante sua fala na cerimônia de inauguração da base, ocorrida na manhã desta sexta-feira, dia 28.

A enfermeira coordenadora do Samu, Clarice Lermem de Paula, ressalta que o uso compartilhado dos espaços físicos, entre as equipes do Samu e dos bombeiros, irá gerar economia aos cofres públicos. “É o primeiro caso no Estado que o Samu é trazido para dentro de um quartel de Bombeiros. É uma situação nova que será construída durante esse primeiro ano de contrato. Importante frisar que todas as normas técnicas estão sendo seguidas”, acrescenta Clarice.

A equipe do Samu é formada por enfermeiro responsável, quatro condutores e quatro técnicos em enfermagem. Clarice explica que todos tiveram seus currículos enviados para a Central Reguladora do Samu, a qual foi responsável pela seleção. “Estamos dando emprego para pessoas da cidade, foi priorizado quem vive aqui”, assinala.

Além do espaço físico, as equipes poderão compartilhar cursos de capacitação. “São dois tipos de trabalho no mesmo local, cada um com suas características”, acrescenta a coordenadora. Os chamados de emergência continuam pelo número 192. O despacho para o atendimento é realizado por um médico regulador, através da central de atendimentos do Samu no Estado.

“Mais uma vez estamos fazendo história no nosso Estado, com o primeiro case de modelo de gestão que vai servir de exemplo para outros municípios. Outras cidades já estão nos procurando para saber como está sendo feito o procedimento”, ressalta o presidente administrativo e comandante operacional do CBV Caí, Anderson Jociel da Rosa. Os atendimentos a partir da nova base começam neste sábado, dia 29 de janeiro.

Representantes do Executivo, Legislativo e demais apoiadores das instituições participaram do evento

Deixe seu comentário