11 Regiões Covid-19 estão em Risco Altíssimo para contágio com novo coronavírus. Arte: Secom Estado

A Famurs – Federação dos Municípios – emitiu, na noite dessa sexta-feira, dia 19, um alerta máximo para as 497 prefeituras gaúchas alertando quanto ao alto risco que a população corre com a piora dos indicadores de internações e propagação do novo coronavírus. A entidade segue orientação do Governo do Estado que divulgou mapa do Distanciamento Controlado com 11 Regiões Covid-19 (incluindo a R08 Canoas que engloba o Vale do Caí) em Bandeira Preta.

Na segunda-feira, o presidente da Famurs, Maneco Hassen, e os Presidentes das 27 Associações Regionais farão uma reunião on-line com o governador Eduardo Leite para a definição de novos protocolos. O presidente da entidade concorda que este é o pior momento da pandemia. “Sem dúvida, é o momento mais preocupante da pandemia aqui no Rio Grande do Sul. Temos uma grave piora nos índices de internação e a nossa população gaúcha corre risco”, destaca.

Durante a reunião com o Governo, também será definido se o sistema de cogestão será suspenso, revendo uma medida já adotada em dezembro, na mais recente alta. Maneco Hassen vai defender sua avaliação que no momento a medida mais prudente seria, de fato, suspender o sistema que divide responsabilidade do as prefeituras.

Deixe seu comentário