Foto: reprodução internet

Segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, a maior parte das dívidas em aberto no país (53%) está ligada a instituições financeiras. E é diante deste cenário que começa nesta segunda-feira, dia 2 de dezembro, a Semana de Negociação e Orientação Financeira. Organizada pelo Banco Central e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) a iniciativa segue até essa sexta-feira, 6, com a participação das sete maiores instituições financeiras com atuação no Brasil. Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Banco Pan, Caixa Econômica, Itaú e Santander estarão com pacotes de renegociação especiais para tirar seus clientes do vermelho.  Confira o que cada uma está preparando:

  • Banrisul – haverá desconto sobre o total da dívida e nos juros. Além do atendimento nas agências, o banco oferece o Portal de Solução de Dívidas, em seu site e no aplicativo Banrisul Digital. Pelo site,o cliente tem acesso ainda a orientações financeiras na área Crédito Consciente.
  • Banco do Brasil – São oferecidos descontos de até 92% na liquidação de dívidas, com prazos que podem chegar a 120 meses, além de até 180 dias de carência. O banco também oferecerá, promocionalmente, taxas de juros até 14% menores para as operações de renegociação. Além das agências, o banco também dá a opção de atendimento digital pelo Portal de Renegociação de Dívidas e por seu aplicativo.
  • Bradesco – A financeira participa do mutirão da dívida com prazos e taxas diferenciadas, de acordo com o perfil dos clientes. “Vamos realizar intensiva comunicação com clientes potenciais. As Agências e canais de atendimento estarão preparadas para atender aos clientes com alçada para negociar eventuais sugestões de condições para a renegociação dos pagamentos”, informou, em nota à Agência Brasil.
  • Caixa Econômica Federal – Na renegociação do crédito comercial, os clientes podem quitar dívidas que estejam em atraso há mais de 1 ano, com até 90% de desconto para pagamento à vista, de acordo com as características da operação. Podem ainda unificar os contratos em atraso e parcelar em até 96 meses, realizar uma pausa no pagamento de até uma prestação vencida ou a vencer e efetuar a repactuação da dívida, com possibilidade de aumento do prazo; As condições também englobam os contratos habitacionais, onde é oferecido como alternativa o pagamento de um valor de entrada e a incorporação do restante da dívida em atraso às demais prestações do contrato, permitindo que o cliente retome seu fluxo de pagamento mensal; Para o cliente que tem saldo na conta do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), outra opção é utilizar o recurso para reduzir a prestação em até 80% por 12 meses. Essa condição vale para clientes que apresentam até três parcelas do financiamento em atraso. As condições variam de acordo com as características do contrato e o tipo de operação, podendo a renegociação ser feita nas agências, pelo site www.negociardividas.caixa.gov.br, via telefone e WhatsApp 0800 726 8068, nos perfis do banco no Facebook e no Twitter, APP Cartões Caixa.
  • Itaú Unibanco – O atendimento ocorrerá nas agências, pelo site, aplicativo e na central telefônica. Segundo o banco, o cliente vai encontrar taxas reduzidas, a partir de 1,99% – nesse caso, para débitos com mais de 90 dias de atraso –, e prazo de até 30 dias para o pagamento da primeira parcela. Quem for pessoalmente renegociar pode obter desconto de até 90% nas dívidas com atraso superior a um ano; ter a opção de pagamento da dívida renegociada em até 6 vezes, com parcelas fixas; ou parcelamento, em até 60 meses do valor devido.
  • Santander – A renegociação envolve descontos de até 90% no valor da dívida. Clientes com atrasos de até 60 dias terão reduções nas taxas de até 20%. Já para acordos com atrasos acima de 60 dias, dependendo do caso, os descontos serão de até 90% no valor total da dívida. As condições especiais serão válidas para as modalidades de crédito pessoal, consignado, capital de giro, conta garantida, Santander Master, descontos de recebíveis e cartão de crédito nos canais de relacionamento do banco (aplicativo, central telefônica, portal de renegociação e agências). No período da campanha, o Santander também manterá algumas de suas agências abertas até as 20h para o atendimento, com orientação financeira aos clientes.

As informações são da Agência Brasil.

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