Ampliação do trabalho de alerta dos salva-vidas para sinalizar situações de risco trouxe bons resultados - Foto: Divulgação

Balanço da Operação Verão do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) registrou redução histórica no número de salvamentos e de afogamentos em comparação com dados dos últimos dez anos. Houve queda de 60% nos salvamentos e 97% nos óbitos. Os resultados demonstram aumento nas intervenções preventivas (194.157, 47% superior a 2017), redução para 665 salvamentos e apenas uma morte.

Conforme os Bombeiros, os bons resultados se devem à ampliação do trabalho de alerta dos salva-vidas para sinalizar situações de risco aos banhistas. A melhor identificação dos agentes, novo uniforme, alertas de delimitação da área de banho seguro e aprimoramento das bandeiras de sinalização também foram considerados essenciais.

Além disso, o projeto Guarda-vidas Mirim e Master ainda ajudou na segurança entre crianças e adultos. Foram 2.559 crianças formadas no curso em 51 edições, atingindo de forma direta 6.777 pessoas. Outra parceria com a Faders – Acessibilidade e Inclusão preveniu deficientes auditivos sobre o banho seguro.

Os bombeiros também auxiliaram a população em casos de queimaduras de água-viva, orientando sobre como evitá-las ou agir em caso de contato (indica-se a colocação de vinagre na região queimada). Foram registrados 12.806 casos.

Deixe seu comentário