Cartório orienta a regularizar o titulo de eleitor o quanto antes

Para votar nestas eleições, os eleitores deverão estar habilitados até início de março, prazo final para ajustes

Neste ano, acontecem as Eleições para a escolha do presidente, governador, senadores, deputados federais e deputados estaduais. Até o dia da votação, 7 de outubro, os eleitores têm o compromisso de ficar em dia com a documentação exigida para votação, como o alistamento (1º título), revisão (regularização e atualização de dados, inclusive biométricos) e transferência (mudança de cidade).

O prazo final para os ajustes é no dia 9 de maio, data prevista para o fechamento do cadastro. É importante que a população procure o Cartório Eleitoral o quanto antes, sem deixar para fazer de última hora, quando a maioria dos eleitores busca atendimento, formando longas filas, que demoram três vezes mais que o normal.

Os jovens que completarão 16 anos até o dia da votação, ou seja, os nascidos antes do dia 07 de outubro de 2002, já podem realizar o alistamento eleitoral, garantindo o direito de participar já nessas eleições. Lembrando que o voto para os menores de 18 anos é facultativo.

Para facilitar o processo, o eleitor pode agendar o atendimento pelo site do TRE-RS, havendo vagas, até o dia 4 de março. No Cartório, a prioridade será para os eleitores previamente agendados pela internet. O agendamento é muito simples e pode ser realizado pelo site www.tre-rs.jus.br, na opção “Agendamento de Atendimento”, disponível no menu “Serviços ao Eleitor”.

No ano de 2017, a cidade de Montenegro atingiu a marca de 40% do eleitorado com identificação biométrica, o que garante o exercício do voto a partir das respectivas impressões digitais. Estes eleitores poderão utilizar o aplicativo “e-Título”, que permite votar apenas com o documento digital. Para tanto, o interessado deve realizar o download do mesmo, disponível no Google Play e na App Store, e instalá-lo em seu smartphone ou tablet. Assim, quando for votar, poderá apresentar o documento digital ao mesário, dispensando a apresentação de qualquer outro documento com foto.

Documentação necessária

Documento digital e-Título, que permite os eleitores com cadastro bimétrico a votarem

Em caso de alistamento Eleitoral (1º Título de Eleitor), alteração de local de votação dentro do município, revisão e coleta de dados biométricos, os documentos necessários e pré-requisitos são:
1. Ter 16 anos na próxima eleição (nascidos antes de 07.10.2002, inclusive);
2. Documento de Identidade (RG ou Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento ou Carteira de Trabalho);
3. CPF (não é obrigatório);
4. Comprovante de Alistamento Militar ou Certificado de Dispensa de Incorporação (obrigatório somente para os homens nascidos em 1999, ou em anos anteriores, que farão o primeiro título);
5. Comprovante de Residência no próprio nome, emitido há no máximo três meses (contas de água, luz, telefone, notas fiscais, correspondências recebidas no endereço).

Para maiores informações, entrar em contato com o Cartório Eleitoral através dos telefones (51) 3632 3880 e (51) 3632 8568 ou do e-mail zon031@tre-rs.jus.br.

O Cartório Eleitoral está localizado na Rua Dr. Bruno de Andrade, 1.809 – bairro Timbaúva. O horário de atendimento, até 28.02.2018, é de segunda a quinta-feira, das 11 às 17 horas, e na sexta-feira, das 9 às 15 horas. A partir de 01.03.2018 o horário volta ao normal, ou seja, de segunda a sexta-feira, das 10 às 17 horas.

Deixe seu comentário