Arrombamento na Sociedade Floresta causa grande prejuízo

Ladrões levaram dois freezers, fornos, fios e até roupas do Brechó

Letícia Santos e Taís Santos, presidente e vice da Associação Cultural Beneficente Floresta Montenegrina, não escondiam a tristeza. Na tarde de sexta-feira, 8, ainda não tinham conseguido contabilizar todo o prejuízo do arrombamento na Sociedade, uma das mais tradicionais de Montenegro e da região, com 107 anos de história.

O furto foi constatado na manhã de quinta-feira, 7, quando uma vizinha viu que a porta da sociedade estava aberta. Foi então avisada a Brigada Militar e registrada ocorrência na Delegacia de Polícia. Segundo Letícia e Taís, o prejuízo é estimado em mais de R$ 15 mil, incluindo dois freezers grandes, micro-ondas, forno elétrico, botijão de gás, panelas, cadeiras, extintores, mesas e utensílios diversos. Até mesmo parte da fiação do prédio foi arrancada.

Roupas e calçados que foram doados para a realização de um Brechó Beneficente também foram furtadas. Isso sem contar os danos, como o grande banner do palco, que foi rasgado, e portas que foram quebradas.

Furtaram fios do prédio

“Fizemos um trabalho voluntário, por paixão”, diz Letícia, sem esconder as lágrimas. Ela lembra que há cerca de um ano foi concluída a reforma da cozinha, justamente agora o local mais afetado pelo arrombamento. “Teremos que fazer uma nova campanha, de mobilização, para arrecadar recursos para a compra dos materiais”, completa Taís, lembrando quando desabou o telhado da sociedade, na época que o prédio ainda era de madeira e foi reconstruído em alvenaria, com a ajuda da comunidade.

O evento em alusão ao Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, quarta-feira próxima, que estava previsto para acontecer na Sociedade Floresta, foi transferido para o teatro Roberto Cardona. Em razão dos furtos e danos, por enquanto, a sede da Floresta está impossibilitada de sediar eventos.

Quem tiver alguma informação sobre os materiais furtados, suspeitos e como foram levados, inclusive de câmeras de vigilância, pode entrar em contato com a Polícia ou com membros da diretoria da Floresta, mesmo de maneira anônima. Como foram muitos objetos e de grande porte, mais indivíduos devem ter participado da ação, provavelmente utilizando veículo para transporte. Eles arrombaram uma porta dos fundos, onde fizeram um buraco. Entretanto, para sair com os materiais teriam utilizado a porta da frente da sociedade, que foi encontrada aberta.

Para ajudar a Sociedade Floresta podem ser feitas doações através de PIX Solidário, que tem como chave o e-mail [email protected].

Presidente Letícia e vice Taís
lamentam o grande prejuízo para a associação

Últimas Notícias

Destaques