O Arroio Costa da Serra, que corta o bairro Aeroclube, está passando por uma operação de limpeza nesta semana. Segundo a Administração Municipal, o objetivo é remover entulhos e vegetação do leito e das margens, liberando o fluxo de água para evitar novos alagamentos na região. Durante as enchentes de maio, dezenas de residências, nas proximidades do arroio, foram invadidas pela água. Também há previsão de limpeza para outros córregos da cidade.
De acordo com o engenheiro Daniel Oliveira, assessor especial da Secretaria Municipal de Gestão e Planejamento, a Administração tem atuado para fazer o desassoreamento dos arroios da zona urbana e do interior. “Além de equipes e maquinário próprio, já temos homologado um processo de contratação de empresas para enfrentar o problema”, explica. O investimento será superior a R$ 3 milhões e vai contemplar ainda o São Miguel, o Montenegro e o Arroio da Cria.
A Prefeitura de Montenegro informa que também está em tratativas com o governo do Estado para realizar batimetria do Rio Caí, no trecho que compreende a zona urbana. Trata-se da medição da profundidade para determinação da topografia do leito. Paralelamente, busca a realização de estudo técnico para futuro desassoreamento do manancial, que hoje está sob responsabilidade da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema).