Trajes oficiais para a 15ª Oktoberfest foram divulgados neste domingo, dia 18, na cervejaria GoldBier aus Maratá

Soberanas e pequenas princesas chegaram juntas na apresentação dos trajes à comunidade

A curiosidade era tanta que até o sol deu as caras quando teve início a cerimônia de apresentação dos trajes da corte da 15ª Oktoberfest de Maratá – que acontece nos dias 4, 5, 6, 11, 12 e 13 de outubro –, na tarde do último domingo, dia 18. Na cervejaria GoldBier aus Maratá, provedora do chopp da festa, cerca de 150 receberam com aplausos a rainha Vanessa Muxkopf, as princesas Micaela Grub e Neiva Kunzler e as Kleine Prinzessinnen – pequenas princesas – Halana Dalcin, Djenifer Rafaeli da Rosa, Pâmela Führ Kirsten e Yasmin Martins.

Os novos vestidos das soberanas têm como propósito resgatar a cultura e tradição alemã da comunidade marataense. Os trajes foram confeccionados em tecidos de veludo e tafetá, com modelagem refinada, sendo complementados com ricos detalhes em renda. Os bordados em alto e baixo relevo simbolizam e reproduzem a autêntica e tradicional bauernmalerei, pintura típica alemã representada pelas flores presentes nos vestidos. A mistura de tons de vinho, bege e marrom nos trajes das soberanas da 15ª Oktoberfest de Maratá realça a força e a beleza da mulher marataense, traduzindo a feminilidade, nobreza, alegria e encanto que permeia a tradição dos trajes típicos alemães.

Detalhes dos vestidos exaltam a cultura alemã

O vestido da rainha Vanessa retrata a riqueza de atrativos e encantos presentes em Maratá. A hospitalidade da comunidade, em relação aos visitantes, vem simbolizada pela gola alta que transpassa no seu corpo em forma de um “abraço”. A sobressaia e a barra do vestido possuem bordados e pedrarias aplicadas manualmente com o desenho representado pelo trigo e lúpulo, sendo alguns dos principais insumos para o preparo dos alimentos gastronômicos da festa e do chopp, que também aparece já pronto no bordado. O busto e o cinto possuem um design mais tradicional e envolto com pedrarias em dourado remetendo às primeiras Oktoberfests, que se caracterizavam pela simplicidade e receptividade das comunidades.

Bierwagen da GoldBier trouxe soberanas e pequenas princesas até o local da apresentação dos vestidos

Os vestidos das princesas Micaela e Neiva, em harmonia com o festejo do chopp, têm bordados em seus aventais a culinária típica da Oktoberfest, representada pelo famoso e pretzel. Os aventais possuem, ainda, em seu contorno um emaranhado de flores e arabescos bordados que misturam a aplicação de renda e simbolizam a alegria e a beleza da Oktoberfest de Maratá. O busto com design mais tradicional e envolto com pedrarias em dourado remete ao início da Oktoberfests no município. O top do avental representa a delicadeza da mulher marataense. Nas costas, a presença do trançado alemão que reforçam os ares de nobreza do modelo.

Os vestidos oficiais das Kleine Prinzessinnen da 15ª Oktoberfest de Maratá são semelhantes aos vestidos das soberanas e representam a vaidade, o charme, a espontaneidade e simpatia das crianças. Seu design vem caracterizado pela culinária presente na festa, como as cucas e os pães, representados por um dos seus principais ingredientes: o trigo. Presencia-se também o saboroso pretzel. Para completar o traje, aparecem os delicados detalhes em flores bordadas, proporcionado beleza aos vestidos.

Vencedores da promoção
Ao final da apresentação dos novos vestidos, foram divulgadas as vencedoras das apostas sobre as cores dos trajes nas páginas da Comissão das Soberanas no Facebook e no Instagram. Kelli Kerber ganhou a camiseta da Oktoberfest e Samanta Dahmer o ingresso na pista para o show de Bruno e Barreto. O passaporte para todos os dias de festa ficou com Daiana Ludwig Calsing. Os prêmios podem ser retirados na Prefeitura.

Juntas, soberanas convidaram os presentes a participar da Oktoberfest

Expectativa pela maior festa da cidade
A apresentação dos trajes oficiais das soberanas da 15ª Oktoberfest só aumenta a expectativa pela maior festa do município. “A gente acredita que vai dar um público bem grande porque estamos com uma intensa programação”, afirma a rainha Vanessa. Segundo ela, a cada final de semana que passa elas acreditam cada vez mais no sucesso da festa. “A gente tem muita certeza de que o nosso trabalho está sendo excelente e que vai ser bastante produtivo. O retorno virá nos dias da nossa festa”, garante.

A princesa Micaela ressaltou a importância dos vestidos oficiais para a as soberanas e o que eles representam para a festa. “Os trajes são o símbolo do nosso trabalho, da nossa dedicação”, definiu. Segundo ela, a ansiedade de poder mostrar as vestimentas para as famílias, amigos e comunidade era grande. Assim como é grande a expectativa pelo momento da festa. “Nossa divulgação está sendo um grande sucesso. Esperamos um grande público para nossa cidade, para conhecer a nossa cultura e o amo que temos pelo município”, destacou a princesa Neiva. “Nos dias 4, 5, 6, 11, 12 e 13 de outubro todos os caminhos levam a Maratá. Maratá estará esperando por cada um de vocês de braços e coração aberto”, reforçou.

O presidente da comissão organizadora da 15ª Oktoberfest de Maratá, Alexandro Haupenthal, lembro que a organização da festa iniciou em novembro do ano passado, com sua escolha como presidente e definições sobre as comissões. Em maio ocorreu a escolha da corte e das Kleine Prinzessinnen e, no último domingo, houve a apresentação dos vestidos oficiais. “Agora a reta final da festa é assim: divulgação, trabalho e empenho”, comentou. Ele destacou que todas as atrações da 15ª Oktoberfest já estão confirmadas e que a principal novidade deste ano serão os dois finais de semana de festividade.

Deixe seu comentário