Pacientes estão com estado de saúde estável e sendo monitorados. Foto: SMS

Montenegro chegou aos 19 casos confirmados de Covid-19 na tarde desta segunda-feira, 11 de maio. O salto no número de registros se deu no sábado, dia 9, quando sete pacientes foram confirmados com a doença. A Prefeitura não confirma a relação entre as situações, mas, no mesmo dia, aplicou o teste rápido em moradores de Montenegro que trabalham em frigoríficos gaúchos onde há registro de surto do novo coronavírus.

“Observando todos os critérios e protocolos neste cenário de pandemia do Covid-19, foram realizados mais de vinte testes, com alguns positivados. Todos estão com estado de saúde estável, monitorados pelo sistema de saúde Municipal e Estadual, mantendo o isolamento domiciliar conforme as orientações repassadas”, colocou a secretaria municipal de Saúde, em nota enviada à reportagem.

Os testes rápidos foram enviados pelo governo estadual, justamente para os casos em específico. Aqui, foram aplicados em trabalhadores de unidades de Lajeado e de Carlos Barbosa. O próprio frigorífico com surto em Bento Gonçalves, segundo a Prefeitura, realizou o teste em seus colaboradores.

Ao contrário da maioria das prefeituras da região, desde a confirmação do segundo caso de coronavírus na cidade, a Prefeitura de Montenegro não tem feito a divulgação de informações dos pacientes. Nem mesmo em relação a sexo, idade ou estado de saúde. Trabalhadores dos frigoríficos com surto vêm sendo identificados como confirmados desde a semana passada em municípios como São Sebastião do Caí, Bom Princípio e São Leopoldo.

Uma unidade da JBS, em Passo Fundo, está interditada após o registro de mais de 60 contaminados. Há casos também na BRF e na Minuano, de Lajeado; e na Nicolini e na JBS, de Garibaldi, locais onde houve ações na Justiça pela suspensão de atividades. Boletim do Estado também dá conta de surtos em Encantado e Tapejara. Ao todo, nesses locais, 16,3 mil trabalhadores gaúchos podem ter sido expostos ao vírus na atividade, que é essencial.

Em Montenegro, dos dezenove casos confirmados, seis são dados como curados.

Chegam a 64 os casos confirmados na região
No Vale do Caí, são 64 os pacientes contaminados pelo coronavírus. Desse total, 37 já estão recuperados. São Sebastião do Caí apresenta, até o momento, 12 casos confirmados, sendo que cinco estão curados. Harmonia tem cinco pacientes, todos curados. Em Maratá, o número de contaminados chega a quatro, todos com alta médica. Em Bom Princípio, três dos cinco confirmados já estão curados. O mesmo acontece na Feliz, onde os três casos positivados já não apresentam sintomas da doença. Em Pareci Novo, o único infectado também está saudável. Salvador do Sul teve dois casos, ambos já recuperados. São Vendelino, Tupandi e Vale Real apresentam, respectivamente, um caso, agora livre de riscos.

Conforme levantamento da secretaria Estadual da Saúde, realizado no começo da noite dessa segunda-feira, o Rio Grande do Sul tem 100 óbitos confirmados por Covid-19. O número de infectados é de 2.808. O Ministério da Saúde informa que no País são 11.519 mortos pela doença. Em 24 horas, foram confirmados 396 novos óbitos.

Deixe seu comentário