A Estação Rádio Base (ERB) da operadora de celular Claro já está ligada na Costa da Serra, interior de Montenegro. Ela foi instalada no centro da comunidade, em área baixa, ao lado da rodovia ERS-411, o que gerou dúvidas em relação à abrangência. De fato, atende com limitação de raio aqueles moradores e empresas. Ao Ibiá, a Claro garantiu a eficiência da antena, todavia, dentro da área especificada de forma técnica.
Através da assessoria de imprensa, informou que segue as determinações dos órgãos reguladores para implantação de suas estações ERB, “e a antena está em conformidade com a área estabelecida no Edital do Leilão 5G”. Ainda segundo a operadora, está em prática seu projeto de qualificação e expansão das redes fixa e móvel de última geração; sendo que à área rural mantém plano de investimentos para ampliação e modernização de cobertura. “Dentro desse plano, a comunidade de Costa da Serra, no interior do município de Montenegro, será um dos locais contemplados com a implantação da rede 4G da operadora”, finaliza.
Mas a informação mais completa é do líder comunitário na Costa, que há sete anos acompanha o processo para expansão do sinal de telefonia, o empreendedor Fernando Reidel. Ele confirma que a antena atenderá apenas clientes Claro (há um sinal da TIM também) na área da Costa da Serra; sendo que o critério para escolha do local foram as concentrações habitacionais e comerciais. A necessidade de ampliar a cobertura significa a continuidade da mobilização dos moradores, seja por mais antenas ou por entrada da Vivo.
Interesses comerciais
Um fator comercial que chama atenção é que, apesar de terem clientes na Zona Rural, as operadoras de telefonia não são obrigadas legalmente a cobri-la, podendo apenas mostrar interesse através de licitação. Isso aconteceu na Costa da Serra, e somente Claro e Tim participaram do processo, enquanto a Vivo limita-se à obrigação de cobrir a Zona Urbana.
Nos contatos que manteve ao longo da ação, Reidel soube que, de fato, seria preciso ao menos seis antenas para alcançar regiões como Sobrado, Bom Jardim, Serra Velha. “Isso não vai acontecer. O que eles falaram; vocês têm que avaliar o que no primeiro momento é melhor: Querem uma antena ou nenhuma?”, revelou. Por fim, dentro da ‘lei do mercado’, fica à critério dos clientes mudar ou não de operadora.