Amarti prepara ações para a Páscoa e para celebrar os 150 anos de Montenegro

ARTESANATO E ARTE não faltam na programação organizada pela Associação

Associação Montenegrina dos Artistas (Amarti) programou uma série de ações que contemplam a Páscoa e o aniversário de 150 anos de Montenegro, celebrado no dia 5 de maio. Além de seus integrantes, a Associação está mobilizando artistas e empresas para tornar ambas as datas memoráveis.

Nessa quarta-feira, 8, representantes da Amarti estiveram reunidos com o prefeito Gustavo Zanatta para apresentar o cronograma de atividades. A Câmara de Vereadores também esteve no roteiro do grupo.

A primeira ação em foco é a voltada à Páscoa. Com o slogan “Eu amo Páscoa em Montenegro”, o projeto busca captar recursos para decorar o trecho entre a Praça Rui Barbosa e as floreiras da rua Ramiro Barcelos. A iniciativa tem como objetivo iniciar um ciclo crescente de investimentos em peças artesanais, decorativas e personalizadas. A proposta também visa a valorização e o incentivo aos artesãos, através do uso da mão de obra local e também ao mover a economia circular.

A primeira ação em foco é a voltada à Páscoa. Foto: Arquivos Amarti

Para sua execução, o projeto pode receber apoio financeiro em cotas de R$ 250,00 por empresas da cidade numa ação coletiva (exceto indústrias ou distribuidoras de bebidas alcoólicas). Os apoiadores serão mencionados, semanalmente, entre meados de março, abril e maio, em publicações em redes sociais da Amarti e terão suas logos em exposição visual em um baner coletivo. Outras informações sobre como participar podem ser solicitadas através da página da Amarti no Facebook. “Precisamos de apoio para custear a decoração. Ela não será grande, mas será toda artesanal. Como não há incentivo, começamos com aqueles que quiseram participar. Convidamos as empresas para abraçar e fazer com que isso cresça”, diz Lisa Borchardt, articuladora do projeto e integrante da Amarti.

Neste sábado acontece uma das primeiras atividades do projeto, uma oficina com integrantes da Casa do Artesão. Eles irão trabalhar em uma bicicleta temática. Inicialmente ela será usada na decoração da Páscoa, junto a um coelho, posteriormente, o objeto será aproveitado no aniversário da cidade, ocasião em que estará rodeada de bergamotas, fruta símbolo do município. “São instalações feitas pelas pessoas que querem ver algo artesanal, feito pela nossa gente”, acrescenta Lisa.

Homenagem aos 150 anos de Montenegro e 1º ano da Casa do Artesão
Para celebrar o aniversário da cidade, e também da Casa do Artesão, a Amarti pretende realizar atividades das 9h até as 17h do dia 5 de maio. Um dos atrativos ao público será um grande bolo simbólico, com citros. Haverá distribuição de bergamotas, sorteios de brindes da Casa do Artesão e exposição de lembranças de Montenegro, promovida pela Casa do Artesão/Amarti.

As atrações artísticas ficam por conta do Coral Vozes de Montenegro e Coral Pareci. Os CTGs Acácia Negra, Estância do Montenegro e Os Lanceiros irão mesclar poesia, música e dança. Músicos, compositores e poetas montenegrinos também estarão presentes. “Estamos dando um passo importante e contamos com o apoio da comunidade e do Poder Público”, diz Lisa.

Últimas Notícias

Destaques