Escola Carlos Frederico Schubert, Faxinal, levou projeto de plantio de feijão Guandu. Foto: Smec

Quatro Escolas do Campo de Montenegro estão participando da Expointer 2019. No estande da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag), os alunos apresentam projetos criados em sala de aula. Há 15 anos o município é representado da Feira, através da parceria entre Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), Emater e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Projeto é de qualificação e de valorizando do meio rural entre os jovens. Foto: Smec

O espaço da Fetag revela ao público experiências exitosas desenvolvidas na Educação no Campo, uma modalidade educacional de diretriz nacional. A primeira instituição participante, na quarta-feira, dia 28, foi a Carlos Frederico Schubert, do Faxinal. A escola trabalhou com as sementes crioulas, realizando plantio em seu quintal e também enviando para que as famílias cultivassem em casa.

Agora, estão fazendo colheita das sementes para realizar a troca de sementes com as famílias. No estande, os alunos distribuir aos visitantes amostras de feijão do tipo Guandu. Mas não apenas entregaram o produto de sua horta, como orientaram a respeito da forma de plantio e cultivo.
“ Tivemos a visita de inúmeras pessoas, inclusive da comunidade montenegrina que veio prestigiar a Educação do Campo de Montenegro”, destacou a professora Márcia da Silva Farias, coordenadora das Escolas do Campo na Smec. Ela destaca que a Educação no Campo tem como objetivo valorizar as comunidades rurais. “Em seus aspectos econômicos, sociais, educacionais e culturais”, ressalta.

Nesta quinta-feira, 30, Escola Bello Faustino dos Santos – Fortaleza – brilha da Feira Internacional. Foto: Smec

A segunda escola municipal rural na Feira é a Bello Faustino dos Santos, da Fortaleza, que nesta quinta-feira apresenta seu estudo em sala de aula. Já os educandários Jacob Haubert, Sobrado, na sexta-feira, 30; e EMEF Manoel José da Motta, Muda Boi, sábado, 31. A Escola Estadual Osvaldo Brochier, de Santos Reis, também está expondo na Feira.

Deixe seu comentário