Frases foram elaboradas em um diálogo entre alunos e Administração do Cemitério

Meio ambiente. Um dos objetivos era incentivar as pessoas a fazer o descarte correto do lixo

Nesta época do ano, perto do Dia de Finados, muitas pessoas vão até o cemitério para limpar o túmulo dos seus parentes, e isso produz muito lixo. Foi pensando nisso que a Administração do Cemitério Municipal entrou em contato com a EMEF Cinco de Maio e realizou uma parceria com a Turma de Aceleração, que, com coordenação da professora de Artes, Ana Luiza Machado, confeccionaram placas com dizeres “Mantenha Limpo”, “Proibido Jogar Lixo”, entre outros avisos.
De acordo com a professora, Ana Luiza, a iniciativa veio da coordenadora do espaço municipal, Susana de Souza, mas os alunos receberam a idéia muito bem e adoraram. “As frases vieram de um diálogo entre os alunos e a Suzana, quando passamos uma tarde no Cemitério. Fizemos até um tour lá”, conta.

A tarde da turma de 12 alunos da Cinco de Maio foi de muitos aprendizados. “Ela nos mostrou túmulos de adolescentes que acabaram morrendo por causa das drogas; de pessoas que morreram em acidentes de carro, porque estavam dirigindo bêbadas, e até de um soldado que recebeu homenagem por ter morrido em batalha. Foi muito enriquecedor, eles aprenderam outras coisas, além do destino correto do lixo, assim como cuidar do espaço”, explica a professora.

Depois de descobrir as necessidades do Cemitério, a turma confeccionou as placas em sala de aula, com madeiras reutilizadas de coroas de flores jogadas fora. Os próprios alunos que fixaram as placas nos locais, e para Ana Luiza, a ação também ajudou na valorização dos alunos com o espaço. “Eles adoraram. Queriam fazer mais. Até se ofereceram a pintar os bancos e limpar os túmulos. Na brincadeira que se aprende, eles acharam o máximo por terem saído da sala de aula e isso ainda contribuiu para a experiência deles”, conclui.

Deixe seu comentário