Inscrições podem ser feitas através do site ou aplicativo. Foto: reprodução internet

O governo prorrogou até 31 de agosto de 2021 o prazo para o alistamento militar obrigatório. Além disso, no caso dos brasileiros naturalizados ou por opção, o prazo para apresentação obrigatória para o alistamento, neste ano, será de sessenta dias.

A prorrogação do prazo se deu em função da Covid-19, pois vários municípios seguem com suspensão de atendimento ao público nas Juntas de Serviço Militar. Essa suspensão acaba dificultando o alistamento de diversos jovens carentes que não possuem acesso à plataforma digital. O prazo original era dia 30 de junho.

O alistamento militar é obrigatório para homens que completam 18 anos em 2021. As inscrições podem ser realizadas pela internet, através do site alistamento.eb.mil.br.

Ao acessar o site, o jovem deve ir até a aba “quero me alistar” e seguir as orientações indicadas. Caso não tenha uma conta no site gov.br, deverá criá-la para concluir o procedimento de alistamento.

Quem não realizar o alistamento pode sofrer penalidades, entre elas: ficam impedidos de obter passaporte, carteira de trabalho, nem mesmo prestar exames para estabelecimentos de ensino ou ingressar no serviço público entre outras sanções.

Deixe seu comentário