Limpeza de bueiros e desassoreamento de arroios são ações realizadas pela Prefeitura
Uma das situações mais preocupantes é no bairro São João, onde os moradores tiveram suas casas novamente invadidas pela água com a chuva do último dia 16.
A reportagem conversou com uma morada do bairro São João, que pediu para não ter seu nome divulgado. Ela relata que o problema vem de muitos anos, mas se agravou recentemente. “Só piora, pois com pouca chuva alaga muito rápido, várias ruas. Entre elas as ruas Professor Antônio Machado Rosa, Aurélio Porto, Amândio Lampert, Buarque de Macedo e Prefeito Carlos Gustavo Jahn”, comenta.
![](https://cdn.jornalibia.com.br/wp-content/uploads/2023/04/bueiro.jpg)
A moradora conta que em um dos últimos alagamentos no bairro presenciou um acidente com um vizinho. “Quando ele saiu para a rua arrumar a proteção de madeira, que estava no portão, passou um carro, que fez uma onda e derrubou. Ele bateu a cabeça no chão, é um idoso que mora com a esposa e o neto de sete anos”, afirma. Ela conta que os moradores também temem por doenças trazidas pela água da rua, como a leptospirose. Além disso, quando a água baixa o cheiro também incomoda. “Junto com a água vêm ratos e baratas. As tampas dos bueiros saem e inclusive as ruas, ficam muito sujas”, conclui.
![](https://cdn.jornalibia.com.br/wp-content/uploads/2023/04/Carlos-Gustavo-Jahn.jpg)
Outro local onde os alagamentos são recorrentes é na rua Vereador João Vicente, no bairro Centenário. A moradora Maria Rosane Menges conta que, em dias de chuva, a via fica totalmente tomada pela água, que acaba invadindo a casa de muitas pessoas. “Imagina no inverno, quando são de quatro até cinco dias seguidos de chuva, como vai ficar essa situação?”, questiona.
A Grande Timbaúva também não escapa do problema. No bairro São Paulo, a rua Espanha apresenta alagamentos com frequência. “O pessoal têm reclamado bastante, mas o prefeito disse que iria tomar providência e a gente está esperando. Quando chuva é uma cascata de água que desce das ruas de cima e acaba alagando”, aponta o presidente da Associação Comunitária do Bairro São Paulo, João Alberto Calgaro. Conforme a Prefeitura, as causas dos problemas são várias, desde arroios assoreados até bueiros entupidos e redes pluviais que não comportam mais a capacidade de escoamento da água.
Prefeitura diz que trabalha para resolver
A Prefeitura de Montenegro informou que tem trabalhado para solucionar os problemas de alagamentos relativos a micro e macro drenagens na cidade. Conforme o secretário de Obras Públicas do Município, Edson Eggers Machado, há um processo para contratação de empresa para serviços de arquitetura e engenharia visando a elaboração de projeto executivo para redimensionamento do sistema de drenagem pluvial do bairro São João.
No bairro Centenário, a Secretaria Municipal de Viação e Serviços Urbanos está realizando obras de adequação da rede de drenagem pluvial da rua Vereador João Vicente, visando acabar com os frequentes alagamentos que acontecem no local. As obras têm o objetivo de melhorar a drenagem, redimensionando a rede e evitando esses alagamentos que se intensificam nos dias de chuva intensa. Inicialmente os serviços estão concentrados no Parque Centenário, com a substituição da canalização que passa por dentro do local.
![](https://cdn.jornalibia.com.br/wp-content/uploads/2023/04/Arroio-Sao-Miguel-1.jpg)
Já o chefe do Departamento de Serviços Urbanos, Wesley Simões, informou que a equipe trabalha em diversas frentes para solucionar os problemas. “Um dos principais fatores para a questão de alagamentos são os assoreamentos dos arroios. Essa é uma das principais atitudes que a gente toma contra os alagamentos. Quando o arroio é desassoreado a água consegue correr melhor e aumenta a capacidade de escoamento”, afirma.
Recentemente, o trabalho foi realizado no Arroio São Miguel, no bairro Cinco de Maio, e na Estrada Selma Wallauer, no Faxinal. O próximo ponto a receber intervenção será o arroio que passa pelo bairro Olaria. “Estamos com a parte de liberação ambiental desse arroio que passa paralelo com a rua Osvaldo Aranha, onde acontecem muitos alagamentos. Esse arroio também pega o deságue do bairro São João”, aponta Simões. Além disso, o chefe do Departamento de Serviços Urbanos diz que também estão sendo realizadas a limpezas de bueiros e o conserto de bocas de lobo para melhorar a drenagem pluvial.