Horário de verão de 2018/2019 termina na virada de sábado para domingo. Foto: reprodução internet

Mudança. Os relógios devem ser atrasados em uma hora à meia-noite de sábado para domingo e a configuração dos celulares precisa de atenção

O horário de Verão que começou no dia 4 de novembro de 2018 termina neste domingo, 17. Os relógios devem ser atrasados em uma hora para o ajuste correto do fuso. Já os celulares com mudança automática merecem uma atenção especial. Na entrada no horário de Verão, esse ajuste não ocorreu da forma correta em todos os aparelhos.

Encurtado, o horário de Verão deste ano começou mais tarde do que o comum. Com data de início no terceiro domingo de outubro nos anos anteriores, o então presidente Michel Temer assinou um decreto que diminuía a duração do horário de verão segundo pedido do Tribunal Supremo Eleitoral, para que o fuso não começasse entre o primeiro e o segundo turno das eleições. O Ministério da Educação chegou a pedir que o horário fosse iniciado apenas em 18 de novembro a fim de não prejudicar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mas a data mantida foi o dia 4 de novembro.

Com a confusão sobre as datas de início do período, muitos celulares com a configuração automática erraram a data. No dia 15 de outubro, usuários reclamaram em redes sociais e cobraram explicações.

Por decreto, atualmente, o horário de Verão no Brasil inicia no primeiro domingo de novembro e termina no terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte, em parte do território nacional. No ano em que houver coincidência entre o domingo previsto para o término com o domingo de Carnaval, o encerramento ocorrerá no domingo seguinte. Porém, a continuidade do horário de Verão para os próximos anos não está confirmada.

Deixe seu comentário