Marlene Muxfeld e Iolenize Krein receberam amigos na estande do Ministério da Agricultura

O agroturismo do Vale do Caí esteve presente na 42ª Expointer, em Esteio. Na noite da terça-feira, 27, aconteceu o lançamento oficial do Circuito Turístico Caminho do Coração, que inclui as cidades de São José do Sul e Pareci Novo. E durante todo o dia, no estande do Ministério da Agricultura, no Pavilhão da Agricultura Familiar, a guia turística Marlene Muxfeld, e a participante do circuito de Pareci, Iolenize Krein, estavam apresentando as rotas turísticas da região para o público.

“Eles têm que sentir o gosto da agricultura familiar, dos produtos, das cucas, dos pães, de tudo que temos para oferecer”, explica a guia turística. Marlene também veio apresentar o ressurgimento de um antigo circuito, o Caminho das Velhas Colônias, que inclui os municípios de Maratá, Brochier, Salvador do Sul, São Pedro da Serra e Barão. “Anos atrás, as pessoas que moravam aqui iam morar no Norte, porque não tinha muito trabalho aqui. Hoje eles estão retornando, voltando para as velhas colônias”, comenta.

Com culinária típica, a agroindústria familiar Frühstück Sabores do Pareci é uma das sensações do Caminho do Coração. Iolenize, a proprietária, estava satisfeita de poder mostrar seu trabalho na Feira que é internacional. “Para mim, é uma grande honra participar deste grupo, que somos entre 10 propriedades”, comemora. Na Expointer, a agricultora estava responsável em apresentar um pouco de cada um dos seus parceiros no circuito. Essa demonstração incluia a sempre procurada degustação de produtos.

A Emater/Ascar-RS é apoiadora do agroturismo, como afirma Elizangela Teixeira, assistente técnica regional da área Social. “A Emater apoia os produtores nesse caminho. Em uma propriedade trabalhamos a parte ambiental, questões culturais como o resgate da história da família, o âmbito social e econômico”, explica. Ela diz que muitos produtores vêem o agroturismo como uma oportunidade de renda extra, podendo agregar valor aos seus produtos.

Deixe seu comentário