Rodada regional dos seminários estaduais aconteceu na ExpoACI
Cerca de 200 pessoas participaram na quinta-feira, dia 24, da edição ‘Regional Lajeado da Emater-Ascar/RS’ dos Seminários Regionais do Programa Estadual de Agroindústrias Familiares (Peaf). Promovido pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), tem como objetivo principal ouvir os produtores rurais a respeito de como aprimorar o mecanismo de fomento ao empreendedorismo no campo. Na região, a quinta rodada foi incluída na programação da 9º ExpoACI, que há três edições abre espaço especial para uma feira de agroindústrias.
Ao final do evento foi assinado relatório com apontamentos a respeito de regramento, serviços, qualificação e projeções para melhorar o Peaf; que será somado aos relatórios oriundos dos demais seminários regionais. O diretor do Departamento de Agricultura Familiar e Agroindústria Agroindústrias da SDR, Flávio Smaniotto, prestigiou o Seminário, ressaltando a importância deste seguimento ao setor Primário. A pasta estadual financia a feira dentro da ExpoACI.
O presidente estadual da Emater, Luciano Schwerz, assinalou que o diferencial do segmento está na qualidade com sabor caseiro que “desperta memórias da infância”. Inevitável falar dos danos da catástrofe climática de maio, sobre a qual revelou que 200 instalações agroindustriais foram comprometidas no estado, e todas as feiras e vendas diretas no primeiro semestre impactadas. “Agora estamos fortalecendo o setor, acelerando o número de feiras, e com tamanho cada vez maior, para que oportunize mais espaço de vendas”, destacou.
Granja Kranz está Inclusa no Peaf
O Seminário também foi palco para novas agroindústrias passarem à condição de Inclusas no Peaf, como a montenegrina Granja Kranz, de Alfama. O empreendedor Felipe Kranz comemora a conquista, alcançada no mês em que completa 14 anos de trabalho e participa de sua primeira feira. A ExpoACI desperta expectativa de expor em outros eventos, sendo o maior a Expointer. “É tudo novo pra mim”, comentou.
A região de vendas de Kranz ainda é Montenegro, onde fornece para a Merenda Escolar, mercados e lancherias. Seu diferencial é o sistema de ‘criação caipira’, com 5.000 aves soltas no campo; além de 1.500 no ‘convencional’ em gaiolas. Outro aspecto que adotou é a tele-entrega sem limites. “Já cheguei a entregar a meia-noite para uma lancheria que ficou sem ovos”, comentou.
Atualmente a Granja Kranz produz diariamente 5.000 ovos, vendidos especialmente em bandejas de 30 unidades. A respeito do sistema caipira, explica a galinha solta no campo fica menos estressada e come mato verde, combinado com a dieta balanceada de ração. Todavia, observa que há limitações sanitárias temporárias impostas pelo Ministério da Agricultura para Biosegurança devido ao risco da “gripe aviária”.