Sucesso no drive thru da Agricultura Familiar fica como legado para outros anos. Foto: Fernando Dias

A primeira edição virtual da Expointer encerrou no domingo, dia 4, com bons resultados, se considerar que todos os eventos foram via Internet. Entre as atrações, o Drive Thru da Agricultura Familiar pode ser considerado símbolo deste sucesso. A pandemia limitou a participação em 55 agroindústrias, o que representa 17% dos 330 empreendimentos que estiveram no Pavilhão da Agricultura Familiar em 2019. Ainda assim, comercializaram aproximadamente R$ 400 mil, quase 10% do valor total do ano passado. Nos nove dias de Feira, foi ultrapassada a marca de 2.100 mil veículos visitando o Pavilhão.

A venda por estande virtual e retirada de carro foi organizado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS), em conjunto com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), com o patrocínio de Banrisul, Sicredi, Banco do Brasil e Senar, e apoio da Prefeitura Municipal de Esteio. Em nota divulgada ainda no domingo, a Fetag considerou que o modelo adotado foi um sucesso, graças à parceria, e coragem, das famílias que aceitaram o desafio.

E assim o setor confirmou sua força no mercado e sua importância dentro da Expointer, principalmente por que no ano em que o Parque esteve praticamente vazio, o drive thru foi o único local onde as pessoas puderam relembrar o prazer de estar na maior feira a céu aberto da América Latina. “Essa foi uma ideia nossa e que surpreendeu, deu muito resultado”, avalia o secretário da Agricultura, Covatti Filho.

Formato híbrido contou com atividades presenciais no Parque, mas sem público, e tudo em tempo real pela Internet. Foto: Fernando DiasA Federação avalia que Expointer 2020 Digital será para sempre lembrada por sua inovação, e, mesmo com o esperado retorno das feiras presenciais, fica a certeza de que há outras possibilidades. Segundo dados da Secretaria, a Feira contabilizou 187 mil visualizações em seu site oficial, desde o início até às 15h deste domingo. A plataforma de negócios Expointer Digital Máquinas Agrícolas, organizada pelo o Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas do Rio Grande do Sul (Simers), contabiliza, desde 29 de agosto, mais 70 mil acessos, de 38 países e de todo o Brasil.

Estande virtual e Drive Thru será mantido em 2021. Foto: Emerson Foguinho

“É uma certeza que vamos manter este formato híbrido para o ano que vem”, definiu Covatti. Segundo ele, as entidades promotoras da Expointer tiveram um momento de superação para que esta edição acontecesse. E aos chamar a edição de inovadora e histórica, afirmou que a Expointer 2021 será o dobro de anoa anteriores, com a volta do público ao Parque e a consolidação do formato digital.

Deixe seu comentário