Dia 18 de agosto será o sábado dedicado exclusivamente à imunização das crianças. Foto: Venilton Küchler/SESA

Todos sabem o quanto é importante a vacinação contra os mais diversos tipos de doenças. Porém, a reaparição de doenças erradicadas no Brasil reflete uma forte queda da cobertura vacinal no país. Em agosto inicia a Campanha de Vacinação contra o sarampo e a poliomielite. Para tanto, é importante saber o cronograma das imunizações.

Em Montenegro, a secretaria da Saúde promove a ação a partir do dia 6 de agosto e se estende até o dia 31. Já o “Dia D” de Vacinação, momento de mobilização geral, acontece no sábado, 18 de agosto. A enfermeira Nicole Ternes, responsável pelo setor de Imunizações em Montenegro, ressalta que para manter a população protegida de surtos das doenças imunopreveníveis, é preciso que todos estejam com a aplicação das vacinas em dia.

Os montenegrinos que tiverem dúvidas sobre o assunto poderão comparecer em qualquer unidade de saúde do município, onde poderá ser feita uma avaliação da caderneta de vacinações e identificação de necessidade de imunização. Os locais de atuação do “Dia D” serão divulgados pela secretaria municipal da Saúde em breve.

Saiba mais
– A rede pública de saúde disponibiliza gratuitamente a vacina Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola) para a população de 12 meses a 49 anos de idade.
– O público-alvo da campanha é formado por crianças de 12 meses a cinco anos incompletos. Este grupo deve ser imunizado com exceção de quem recebeu alguma dose destas vacinas (sarampo ou poliomielite) há menos de 30 dias.
– É imprescindível levar a caderneta de vacinação das crianças para avaliação e registro. As demais faixas etárias recebem atualização, se necessário.
– É importante manter a caderneta de vacinação sempre em dia, independente da faixa etária de cada pessoa, pois pode haver alguma necessidade de imunização.
– É dever dos pais e direito da criança o recebimento da proteção contra doenças através da vacinação.

Salas de vacinação
ESF1 – Germano Henke
8h às 11h/13h às 16h

ESF3 – Industrial
8h30min às 11h30min/13h30min às 16h30min

SMS – Timbaúva
7h30min às 18h

UBS – Centro
7h30min às 16h30min

Deixe seu comentário